FERJ muda regulamento do Campeonato Carioca que pode beneficiar o Flamengo

Presidente da FERJ, Rubens Lopes durante coletiva de imprensa (Foto: Úrsula Nery)

A mudança no regulamento do Campeonato Carioca de 2024, anunciada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), representa um marco significativo para o torneio. Com a nova regulamentação, os clubes participantes agora podem relacionar até sete atletas estrangeiros por jogo, um aumento em relação ao limite anterior de cinco jogadores. Essa alteração está alinhada com as regras do Campeonato Brasileiro, que também adotou um limite de sete jogadores estrangeiros por partida no início de 2023.

A decisão de mudar o regulamento foi tomada após consultas com os clubes envolvidos no Campeonato Carioca de 2024, que concordaram com a possibilidade de aumentar o número de atletas estrangeiros por partida de cinco para sete. Isso indica um consenso entre os clubes sobre a necessidade de flexibilizar as regras para a inclusão de mais jogadores estrangeiros. Além disso, a nova regra estipula que não haverá limite para a inscrição e o registro de atletas estrangeiros pelos clubes nas competições, mas em cada partida apenas sete jogadores estrangeiros podem ser incluídos na relação de jogo, com exceção dos registrados como refugiados, que se equiparam aos atletas nacionais.

A nota oficial da FERJ, em itálico, esclarece esses pontos:

“Marcelo Carlos Nascimento Vianna, Vice-Presidente de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Estatuto e no Regulamento Geral de Competições, Considerando que o artigo 47 do Estatuto da FERJ é claro ao indicar a competência exclusiva da Presidência da FERJ para aprovar o Regulamento Geral das Competições;

Considerando que o artigo 18, II do RGC é claro ao descrever a competência do DCO da FERJ para promover adaptações ao regulamento, sempre que necessário;

Considerando que os artigos 123 e 148 do RGC autorizam a expedição de instruções complementares que se fizerem necessárias à boa e fiel execução do próprio RGC, com vistas ao desenvolvimento das competições;

*Considerando que após consulta aos representantes dos clubes envolvidos na disputa do Campeonato Carioca de 2024 estes concordaram com a possibilidade de elevar de 5 (cinco) para 7(sete) o número de atletas estrangeiros que poderão integrar a relação de jogo de cada partida da competição”

RESOLVE:

ADAPTAR as disposições do artigo 53 do RGC para indicar que, especificamente em relação ao Campeonato Estadual da Série A de Profissionais de 2024 (Campeonato Carioca), não haverá limite para a inscrição e o registro de atletas estrangeiros pelos clubes nas competições, mas em cada partida somente 7 (sete) atletas poderão ser incluídos na relação de jogo, excepcionados os registrados como refugiados que se equiparam aos atletas nacionais. Ficam mantidas as demais disposições do RGC para o caso de descumprimento da diretriz introduzida.

Esta resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2024.”

Este aumento no número de jogadores estrangeiros permitidos por partida no Campeonato Carioca pode ter um impacto significativo nas estratégias dos clubes, particularmente para os quatro principais times do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Cada um desses clubes já possui um número considerável de jogadores estrangeiros em seus plantéis, e a nova regra oferece mais flexibilidade na escolha dos jogadores para cada partida. Isso também pode influenciar as futuras contratações dos clubes, uma vez que a limitação anterior poderia desencorajar a contratação de jogadores estrangeiros adicionais​​​​​​.