O Flamengo encerrou sua pré-temporada nos Estados Unidos com dois amistosos, um contra o Philadelphia Union e outro contra o Orlando City. O time retorna ao Brasil para o jogo contra o Sampaio Corrêa em Belém no dia 31 de janeiro.
O jornalista Marcelo Bechler, conhecido por sua cobertura do Barcelona, fez uma pausa em sua rotina habitual para acompanhar o Flamengo nos Estados Unidos. Bechler, que não cobria um time brasileiro há 10 anos, ficou impressionado com o que viu.
— É realmente um universo à parte, não é mesmo? O Flamengo é um mundo. Eu sei que cada clube é um mundo em si, mas o Flamengo envolve muitas dimensões. O que mais me chamou a atenção de tudo isso foi o tamanho do orçamento do Flamengo. Eles divulgaram um orçamento de R$ 1 bilhão para 2024, e tiveram um superávit de 300 milhões — disse Bechler.
Bechler comparou o orçamento do Flamengo com clubes europeus, como o Everton, que ocupa a 30ª posição no ranking de orçamento do futebol europeu. O Flamengo quase alcançou essa marca, com um orçamento de 193 milhões de euros, o que permite ao clube contratar jogadores no mercado interno e manter uma equipe forte.
Além disso, Bechler elogiou a decisão do Flamengo de realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos. Ele notou que o clube conseguiu atrair grandes públicos para os amistosos, com 23 mil pessoas presentes contra o Orlando City e 7 mil no jogo contra o Philadelphia Union.
— Foi extremamente positivo vir para os Estados Unidos. O Flamengo colocou 23 mil pessoas no estádio contra o Orlando. Jogaram contra o Philadelphia Union, que fica a 150 km de distância de Orlando, onde cabiam 7 mil torcedores, e o Flamengo conseguiu encher o estádio. Aqui no centro de treinamento, onde cabiam pouco mais de mil pessoas, também lotou. Então, tudo isso é muito positivo — finalizou.