Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Vinícius Júnior foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
O jogador se destaca dentro e fora de campo por ações que promovem a igualdade de oportunidades por meio de projetos sociais em prol da educação no Brasil. O certificado foi entregue ao atleta no Centro de Treinamento do Real Madrid, na Espanha.
– Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente. Eu luto pela educação desde os 19 anos e até esse ano apenas com os meus recursos, e meu Instituto cresce mês a mês no Brasil. Com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo – afirmou Vini Jr.
Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, falou sobre o papel importante de Vini fora de campo.
– Vinícius Junior não é apenas um jogador de futebol excepcional, ele tem também se engajado desde muito cedo em promover a igualdade de oportunidades por meio da educação no Brasil. Ele é um modelo para toda uma geração, e a Unesco se sente honrada de tê-lo hoje como um de seus embaixadores da Boa Vontade.
Esta é a segunda vez que um jogador de futebol brasileiro recebe a nomeação. O primeiro deles foi ninguém menos que Pelé.
Com seu instituto, Vini Jr promove a reconexão de crianças e adolescentes de bairros desfavorecidos com a escola. O jogador também se tornou figura importante na luta contra o racismo após ataques sofridos na Espanha.