O clássico entre Flamengo e Vasco, realizado neste domingo (4), pela sexta rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, foi marcado por incidentes antes do jogo, tanto nos arredores do Maracanã quanto em outras partes do Rio de Janeiro e sua região metropolitana. A presença das duas torcidas no estádio para este primeiro grande duelo do ano entre as equipes traduziu-se em tensão e confrontos, exigindo a intervenção da Polícia Militar.
Cenário caótico na descida da rampa do metrô. Torcedores do Flamengo jogam bombas em grupo de vascaínos chegando ao Maracanã. Polícia usa bombas de efeitoi moral e tiros de borracha. #MRN. pic.twitter.com/lFUWUi03SU
— MRN – Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) February 4, 2024
Nos arredores do Maracanã, o confronto teve início por volta das 17h30, com a primeira briga registrada próxima à Avenida Rei Pelé, motivada pelo controle de acesso dos torcedores do Vasco ao estádio. A situação escalou rapidamente para um conflito maior na Rampa da UERJ, um dos principais pontos de acesso ao Maracanã, envolvendo torcedores de ambas as equipes. A Polícia Militar agiu com veemência para conter o tumulto, utilizando bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha, resultando na prisão de um torcedor que foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Ação da Polícia Militar para conter os brigões. Um dos indivíduos utiliza uma regata da Raça Rubro-Negra. #MRN pic.twitter.com/AW6IrqbrRw
— MRN – Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) February 4, 2024
Além dos confrontos nos arredores do estádio, houve incidentes significativos em outros locais. Em São Gonçalo, na Praça do Barreto, mais de 30 pessoas foram detidas após uma briga generalizada entre membros de torcidas organizadas. Esta confusão não registrou feridos, mas destacou-se pela gravidade e pelo número de detenções. Em diferentes pontos do Rio de Janeiro e da região metropolitana, pelo menos 50 torcedores foram detidos, com a Polícia Militar reportando a apreensão de objetos como bastões de madeira e artefatos explosivos de fabricação artesanal.