A chegada de Tite ao comando técnico do Flamengo trouxe consigo uma discussão ampla sobre o estilo de jogo preferido pelo treinador em contraste com as expectativas da torcida rubro-negra. André Rizek, jornalista esportivo, apontou para uma diferença marcante entre a abordagem tática de Tite e o desejo dos torcedores do Flamengo. Segundo ele, “É uma torcida (do Flamengo) que não se contenta em vencer jogos como o de ontem, por 1 a 0, gol no fim. Super divertido, né? Só que não. Pelo menos, para o rubro-negro, não. Ele quer um outro tipo de futebol (…) O torcedor quer ver um Flamengo exposto, indo para cima do adversário, mas não é muito a característica do Tite”.
Tite, por outro lado, é conhecido por construir equipes com um forte equilíbrio defensivo, elemento esse que foi fundamental nas conquistas de títulos importantes ao longo de sua carreira, como a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Libertadores, Mundial de Clubes e o Campeonato Brasileiro. “Na média, times dirigidos pelo Tite primam pelo equilíbrio. O Flamengo não quer saber disso, o Flamengo especialmente de 2019 para cá, tem a cultura de futebol, de querer um futebol avassalador. O torcedor se acostumou com 2019. Todo mundo que não atinge essa marca, sofre com a torcida do Flamengo”, complementou Rizek.
A cultura de futebol avassalador adotada pelo Flamengo desde 2019 se tornou uma marca registrada do clube, elevando as expectativas dos torcedores para além de simples vitórias. Tite, ciente dessa realidade, reconheceu a necessidade de adaptar seu estilo ao clube, buscando um equilíbrio entre sua filosofia e o DNA ofensivo do Flamengo.
Durante a pré-temporada nos Estados Unidos, Tite destacou o carinho dos torcedores, ressaltando a paixão constante do flamenguista pelo seu clube. “A Seleção é nos momentos mais importantes, nos clássicos mais importantes. O flamenguista é o tempo todo, a hora toda, o momento todo esse carinho”, expressou Tite, destacando a energia dos torcedores como um fator crucial para a equipe.
O técnico também comentou sobre a importância da força mental após uma vitória apertada contra o Botafogo, ressaltando a resiliência e persistência do elenco rubro-negro. “Persistência, resiliência, ‘vai até o final’, são palavras muito fáceis de dizer, mas é muito difícil de fazer isso em campo. A equipe teve um nível de concentração muito alto, com a entrada de atletas que proporcionaram, inclusive, neste aspecto, a vitória”, explicou Tite, enaltecendo o desempenho do time.
O Flamengo enfrenta o Volta Redonda, no próximo sábado (7), em jogo atrasado pela terceira rodada do Carioca. O jogo acontece no Estádio Maracanã, Rio de Janeiro, a partir das 16h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Band (TV aberta), Band Sports (TV fechada), Canal Goat (Youtube).
Confira abaixo a agenda completa do Flamengo do mês de fevereiro:
04-02 – Vasco 0 x 0 Flamengo
07-02 – Flamengo 1 x 0 Botafogo
10-02 – Flamengo x Volta Redonda
15-02 – Bangu x Flamengo
20-02 – Flamengo x Boavista
25-02 – Flamengo x Fluminense
"Muito fraco", diz comentarista Na última quinta-feira (21), o Vasco foi derrotado pelo Internacional pelo…
FFF rejeita recurso do PSG, e disputa com Mbappé avança para a Justiça A Federação…
Rodri, Bola de Ouro 2024, não fugiu da polêmica ao comparar os dois gigantes do…
Após o empate sem gols entre Atlético-MG e Botafogo, no Estádio Independência, a partida teve…
Nesta sexta-feira (22/11) o Superior Tribunal Federal alcançou a maioria para manter a prisão do…
Vegetti desabafa após derrota e define confronto contra o Corinthians como "vida ou morte" Após…