Conmebol garante ‘pulso firme’ contra o racismo na Libertadores

Os casos de discriminação racial vêm se tornando cada vez mais frequentes no ambiente do futebol e geram grande comoção da comunidade esportiva em todo o mundo. Mas apesar disso, o que se nota das entidades e autoridades é a falta de responsabilização e punição aos autores das infrações.

A Libertadores se tornou um dos principais palcos de episódios envolvendo crimes raciais do futebol na América do Sul. A Conmebol foi confrontada por clubes e profissionais do meio para se posicionar e punir os responsáveis. No entanto, pouco foi feito pela entidade para inibir os autores.

Para este ano, o presidente da Conmebol declarou que terá pulso firme contra o racismo nos estádios. Em entrevista, Alejandro Domínguez garantiu “tolerância zero” para o preconceito.

– Essa é uma questão muito importante para nós, que falamos na FIFA, porque não é só os jogadores daqui da América que sofrem com a discriminação. E isso não é só para nós, mas também para jogadores da África, outras partes do continente. A parte daqui é importante. Mas a gente também tem que proteger os nossos jogadores que estão fora do continente.

Por falar em Libertadores, a competição terá sua fase de grupos determinada nesta noite (18). Às 20h (horário de Brasília), a Conmebol realizará o sorteio desta etapa, e você confere a transmissão do evento com imagens aqui mesmo, no Gávea News.