O contrato em discussão entre a Libra e a Globo para a transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2025 a 2029 tem gerado grande expectativa, principalmente entre os torcedores do Flamengo. O clube se vê em uma situação peculiar, onde o seu sucesso financeiro pode depender, de certa forma, do desempenho de seus rivais paulistas. Este acordo prevê um desconto de 10% para cada caso em que Flamengo, São Paulo, Palmeiras ou Corinthians não participem da Série A em algum dos anos de vigência, ou não assinem o contrato, como é o caso do Corinthians até o momento, há uma tendência para que clube paulista assine com a Brax.
Além disso, há outro desconto de 10% previsto caso haja menos de 9 clubes da Libra na Série A em um determinado ano. Este cenário se tornaria realidade se o contrato entrasse em vigor já em 2024, já que atualmente são 8 clubes disputando a competição. Um possível rebaixamento do Corinthians, por exemplo, teria um impacto econômico negativo para o Flamengo. Do mesmo modo, um eventual fracasso do Santos na Série B deste ano também poderia custar caro ao clube.
Outro ponto relevante é a antecipação de R$ 650 milhões que será dividida pelos clubes da Libra na assinatura do contrato. Diferentemente do que se especulava, esse valor não representa 50% do primeiro ano de contrato, mas sim 10% do valor de cada um dos cinco anos do acordo. Apesar de representar um montante significativo, esta antecipação altera o fluxo de pagamento, sendo que os clubes receberão, a cada ano, 90% do valor total.
O contrato com a Globo não especifica detalhes sobre a divisão dos recursos entre os clubes da Libra, deixando essa responsabilidade a cargo da liga. Atualmente, o acordo estabelece uma divisão de 40% do valor em partes iguais, 30% por audiência e 30% de acordo com a classificação do campeonato. Embora os clubes da Libra expressem interesse em uma liga única no futebol brasileiro, não há uma intenção imediata de expansão, visto que o valor fixo do contrato não aumenta com a entrada de novos clubes.
Em abril, o Flamengo enfrentará uma agenda repleta de desafios, competindo em três diferentes torneios. Sob o comando do técnico Tite, a equipe terá partidas pelo Campeonato Carioca, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.
Confira abaixo a agenda do Flamengo no mês de abril:
Lando Norris reflete sobre temporada e lições após GP de São Paulo A vitória de…
O treinador Abel Ferreira recebeu dois importantes reforços para o confronto contra o Atlético-GO no…
Peixe vai negociar o atacante Guilherme O Santos optou por dispensar Fábio Carille e já…
Os atletas do Atlético têm a chance de celebrar um Natal mais alegre neste ano.…
Gabigol vive um momento decisivo em sua trajetória no Flamengo. Após uma temporada marcada por…
Em uma entrevista recente ao canal da Conmebol, o meio-campista do Cruzeiro, Matheus Pereira, fez…