No clássico carioca realizado no último domingo (28 de abril), no Maracanã, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0. Este resultado marcou a primeira derrota do time rubro-negro em clássicos na temporada 2024. Antes mesmo da bola rolar, já havia grandes expectativas e críticas sobre o trabalho do árbitro Raphael Claus.
André Rizek, jornalista do Grupo Globo, que inicialmente expressou desaprovação à escolha de Claus, elogiou publicamente sua performance no jogo. Em uma postagem nas redes sociais, Rizek afirmou que Claus “não apitou hoje… Deu aula”, reconhecendo o acerto do árbitro nas decisões cruciais do jogo.
— Claus não apitou hoje… Deu aula. Ps: fui contra a escalação dele, como os meus seguidores devem saber. Entrou megapressionado e acertou tudo o que importava, disse Rizek.
Por outro lado, a partida não foi livre de polêmicas. O segundo gol do Botafogo, marcado por Savarino após uma jogada controversa envolvendo Diego Hernández e Fabrício Bruno, foi o ponto principal das reclamações do Flamengo. Bruno Henrique, jogador do Flamengo, expressou seu descontentamento com a arbitragem em uma entrevista após o jogo, indicando um sentimento de injustiça por parte do time rubro-negro.
— Ele (árbitro) usou o argumento que ano passado a gente fez um gol igual ao que o Botafogo fez agora. O jogador, que não lembro quem foi, meio que empurrou o Tchê Tchê por trás no lance (em 2023). A gente não vê o ano passado, a gente quer saber de hoje, afirmou Bruno Henrique.
Além disso, antes do jogo, houve uma tentativa por parte de John Textor, dono da SAF do Botafogo, de impedir que Raphael Claus fosse o árbitro do clássico.