Raphael Claus (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
No confronto realizado neste domingo (28) no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo saiu vitorioso por 2 a 0 sobre o Flamengo. Um dos destaques da partida foi Luiz Henrique, atacante do Botafogo, que marcou um dos gols e gerou polêmica ao comemorar usando uma máscara do “Pantera Negra”.
Conforme as normas estabelecidas pela CBF, a celebração de gols com máscaras ou quaisquer objetos que cubram o rosto deve receber uma advertência com cartão amarelo. Essa regra visa manter o decoro e a ordem durante os jogos, evitando excessos nas celebrações que possam provocar reações adversas.
Confira abaixo o diz a regra:
No entanto, durante o jogo, o árbitro Raphael Claus não aplicou o cartão amarelo a Luiz Henrique por utilizar a máscara na celebração. Essa decisão acabou sendo um ponto crítico, já que minutos depois, o atacante cometeu uma falta dura e recebeu o amarelo, que teria sido o segundo e o levaria à expulsão, caso o primeiro tivesse sido dado pela máscara.
Após o jogo, em uma entrevista ao Premiere, Luiz Henrique reconheceu que estava ciente dos riscos associados ao uso da máscara durante as comemorações. Ele mencionou um episódio similar ocorrido na Libertadores, onde evitou o uso da máscara por já possuir um cartão amarelo, demonstrando sua consciência das regras.
— Na Libertadores eu fiz um gol, mas não pude pegar a máscara devido ao cartão amarelo. Mas eu falei que do jogo de hoje não passaria. Iria fazer o gol e pegar essa máscara. Agora está eternizado como Pantera Negra, afirmou o jogador.
A expulsão do zagueiro Jonathan Jesus, ocorrida aos 20 minutos do primeiro tempo na partida…
Mesmo diante de um cenário conturbado nos bastidores, com a saída da 777 Partners e…
O Botafogo conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Juventude por 2…
A decisão da CBF de punir jogadores que “subirem na bola” durante as partidas gerou…
Após mais de quatro meses afastado dos gramados, o meia Paulo Henrique Ganso voltou a…
O São Paulo empatou com o Atlético-MG por 0 a 0 neste domingo (6), no…