Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota/Globo Esporte)
A tragédia que assola o Rio Grande do Sul devido às severas enchentes tem repercutido além das fronteiras estaduais. Nesse sentido, o Ministro dos Esportes, André Fufuca, em entrevista à ESPN, defendeu que o Campeonato Brasileiro de Futebol, tanto masculino quanto feminino, deve ser suspenso temporariamente. Esta medida se justifica pela calamidade pública que tem impactado profundamente a população gaúcha e, por extensão, as atividades normais do campeonato.
— Diante do cenário de calamidade pública e das severas consequências das enchentes para a população do Rio Grande do Sul, defenderemos junto à CBF a suspensão temporária Campeonatos Brasileiros de Futebol masculino e feminino, disse André.
Até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou somente os jogos das equipes do Rio Grande do Sul, com previsão de pausa até o final de maio. Contudo, o apelo por uma suspensão mais ampla ganha força entre os clubes gaúchos. Grêmio, Internacional e Juventude estão trabalhando nos bastidores para convencer outras equipes brasileiras sobre a necessidade de paralisar todo o calendário nacional, em solidariedade à situação do estado.
Os impactos das enchentes vão além dos simples adiamentos de partidas. Muitos atletas e funcionários dos clubes estão diretamente envolvidos nas operações de resgate e ajuda às vítimas, o que compromete a realização de treinamentos e jogos. Além disso, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ainda está inoperante devido ao alagamento, impedindo a logística de viagens das equipes.
Os números da catástrofe são alarmantes: mais de 100 pessoas perderam suas vidas, enquanto 134 estão desaparecidas e outras 754 estão feridas. Ainda mais preocupante é que cerca de 327 mil pessoas estão desalojadas. Dentre os 497 municípios do estado, 431 foram afetados pelas enchentes, o que demonstra a magnitude do desastre.
A situação requer uma análise cuidadosa e uma ação coordenada entre o Governo Federal, a CBF e os clubes envolvidos.
Philippe Coutinho saiu em defesa do técnico Fábio Carille depois dos protestos da torcida em…
CEO do clube está otimista na permanência do craque Pedro Martins, CEO do Santos, disse…
Na contramão das notícias que dão conta que será demitido do Vasco, Fábio Carille está…
O comunicador Sormani expressou críticas contundentes direcionadas aos métodos de trabalho de Pedro Caixinha, atualmente…
Fernando Campos foi direto ao tratar a situação de Fábio Carille no comando técnico do…
Meia não teve lesão e estará à disposição do treinador O Vitória enfrenta o Defensa…