A Conmebol decidiu punir o Flamengo nesta terça-feira (04), impondo uma multa de 10 mil dólares (cerca de R$ 52 mil). A penalização foi decorrente da utilização de 34 bombas sonoras no setor norte do Maracanã durante a partida contra o Bolívar, pela Libertadores, no dia 15 de maio. A ação dos torcedores foi considerada uma violação do artigo 12.2 C do código disciplinar da entidade.
Todas as bombas foram ativadas no jogo entre Flamengo e Bolívar, conforme relato oficial. As detonações ocorreram antes e durante o embate, totalizando 34 explosões no setor norte do estádio. A Conmebol detalhou que as ativações se deram nos minutos -10 e -5 antes do início do protocolo de saída das delegações para o campo e nos minutos 2, 38, 39, 42, 44+1, 55, 58, 80 e 90+2 da partida.
Ademais, o Flamengo também foi advertido pelo artigo 27 do código disciplinar da Conmebol, que trata da reincidência. No dia 28 de maio, durante a vitória por 3 a 0 contra o Millonarios, a torcida voltou a desrespeitar as regras estabelecidas pela federação. Novas infrações foram registradas, incluindo o uso de sinalizadores e bombas de estrondo, conforme relatado pelo oficial de segurança.
Relatos adicionais das infrações durante a partida contra o Millonarios incluem o uso de sinalizadores e bombas de estrondo nas arquibancadas norte e sul do Maracanã. As detonações ocorreram nos minutos 7, 27, 45+3, 90+1 e 90+3. Tais comportamentos reincidentes podem levar a punições mais severas ao clube, caso se repitam nas próximas partidas.
Outra denúncia da Conmebol envolveu uma ação de marketing de emboscada praticada pelo Flamengo. O clube utilizou uma faixa promocional relacionada ao programa de sócio-torcedor durante a partida, contrariando as normas da entidade. A faixa foi colocada no lado leste do estádio com a mensagem: “Socio Torcedor: mengo.com.br”.
Portanto, além da multa atual, o Flamengo corre o risco de enfrentar sanções mais severas futuramente. Caso a torcida rubro-negra continue a realizar detonações de bombas e utilizar sinalizadores, a Conmebol pode aplicar punições adicionais, conforme as regras de reincidência.
Philippe Coutinho saiu em defesa do técnico Fábio Carille depois dos protestos da torcida em…
CEO do clube está otimista na permanência do craque Pedro Martins, CEO do Santos, disse…
Na contramão das notícias que dão conta que será demitido do Vasco, Fábio Carille está…
O comunicador Sormani expressou críticas contundentes direcionadas aos métodos de trabalho de Pedro Caixinha, atualmente…
Fernando Campos foi direto ao tratar a situação de Fábio Carille no comando técnico do…
Meia não teve lesão e estará à disposição do treinador O Vitória enfrenta o Defensa…