Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)
Flamengo e Athletico-PR se enfrentaram na Arena da Baixada, em partida válida pela 9ª rodada do Brasileirão, que terminou empatada em 1 a 1. O jogo foi marcado por momentos de tensão e polêmica, principalmente envolvendo a arbitragem de vídeo.
O Flamengo começou a partida pressionando e conseguiu abrir o placar com Gabigol. Contudo, o gol foi anulado após revisão do VAR, que indicou um impedimento do atacante. O lance gerou muitas discussões, pois a análise do VAR foi considerada controversa. A CBF divulgou imagens e áudio da revisão, revelando que o frame utilizado na análise estava incorreto, pois foi escolhido antes do contato da bola com Luiz Araújo.
O Athletico-PR aproveitou a situação e abriu o placar com um gol de pênalti. O Flamengo, então, precisou correr atrás do empate, que veio nos acréscimos do segundo tempo. Entretanto, a sensação de que poderia ter vencido a partida ficou no ar para a equipe carioca, especialmente devido à polêmica envolvendo o gol anulado.
O áudio divulgado pela CBF detalha o processo de triangulação usado pelo VAR para determinar o impedimento. A arbitragem afirmou que Gabigol estava em posição irregular no momento do passe, confirmando a decisão de campo. A escolha do frame errado foi um ponto crítico na análise, gerando ainda mais insatisfação entre os torcedores do Flamengo.
— Vamos precisar fazer ponto de contato. Esse é o momento. O defensor é esse jogador, número 44. A referência é a cabeça. Triangula para mim para encontrar a base, certo? O ponto de queda dessa cabeça dele. Agora vamos no jogador que faz o gol, número 99. Confirmada a decisão de campo. O jogador que faz o gol está em posição de impedimento, diz o áudio publicado pela CBF.
Em junho, o Flamengo não disputará partidas pela Copa Libertadores e Copa do Brasil, concentrando-se exclusivamente no Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Tite, a equipe enfrentará uma agenda repleta de desafios no principal torneio nacional. Confira abaixo a agenda do Flamengo no mês de junho:
A expulsão do zagueiro Jonathan Jesus, ocorrida aos 20 minutos do primeiro tempo na partida…
Mesmo diante de um cenário conturbado nos bastidores, com a saída da 777 Partners e…
O Botafogo conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Juventude por 2…
A decisão da CBF de punir jogadores que “subirem na bola” durante as partidas gerou…
Após mais de quatro meses afastado dos gramados, o meia Paulo Henrique Ganso voltou a…
O São Paulo empatou com o Atlético-MG por 0 a 0 neste domingo (6), no…