Na última quinta-feira (20), o Flamengo venceu o Bahia por 2 a 1 no Maracanã, assumindo a liderança do Campeonato Brasileiro com 21 pontos. O jogo foi marcado pela emoção, com o gol decisivo de David Luiz aos 49 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória rubro-negra. O técnico Tite elogiou a postura da equipe, destacando a luta e a dedicação dos jogadores, principalmente na segunda etapa da partida.
— Talvez a metáfora que tu tenha usado de lutar é jogar. Jogou muito no segundo tempo, mas jogou muito. Engoliu o primeiro tempo, que teve bastante dificuldade. Jogou muito. Teve espírito que erradia do torcedor para o campo, nas ações que os atletas fazem. Esse unir de força faz ter esses momentos, comentou o treinador.
Durante a coletiva de imprensa, tanto Tite quanto seu auxiliar Cléber Xavier enviaram um recado à CBF, criticando a organização do calendário de jogos. Eles expressaram preocupação com a saúde dos atletas devido ao curto intervalo entre as partidas, ressaltando a necessidade de um planejamento mais cuidadoso para evitar lesões.
— Eu vou falar direto para ele, para o Júlio Avellar que é o cara responsável pelo calendário. Ele tem que cuidar direitinho da sua atividade, da organização e do tempo de descanso das equipes. Tem atletas que vão estourar porque vão jogar em menos de 72 horas. Vai estourar lesão, joelho, tornozelo. Isso prejudica o clube, prejudica uma campanha, o atleta individualmente. Cuidado. Vou dar de novo o nome: Júlio Avellar. Faça as coisas corretas, disse Tite.
— Estou aqui para endossar ainda mais as palavras do professor Tite e nossa comissão. São onze jogos em que temos o desequilíbrio pelos selecionáveis, o que vem acarretando em atletas sendo expostos e correndo risco de lesão. Somados a isso, vamos para domingo, pelo segundo jogo, com o intervalo curto de menos de 66 horas, completou Cléber Xavier.
Quando será o próximo jogo do Flamengo?
Em junho, o Flamengo não disputará partidas pela Copa Libertadores e Copa do Brasil, concentrando-se exclusivamente no Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Tite, a equipe enfrentará uma agenda repleta de desafios no principal torneio nacional. Confira abaixo a agenda do Flamengo no mês de junho:
- 02/06 – Vasco 1×6 Flamengo
- 13/06 – Flamengo 2 x 1 Grêmio
- 16/06 – Athletico-PR 1 x 1 Flamengo
- 20/06 – Flamengo 2 x 1 Bahia
- 23/06 – Fluminense x Flamengo
- 26/06 – Juventude x Flamengo
- 30/06 – Flamengo x Cruzeiro