Atlético-MG x Flamengo: CBF define arbitragem polêmica

Ramon Abatti Abel, árbitro de futebol (Foto: Cesar Greco)
Banner Stake

Na próxima quarta-feira (3), o Flamengo volta a campo para enfrentar o Atlético-MG, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida, a Confederação Brasileira de Futebol já definiu o árbitro responsável pelo confronto: Ramon Abatti Abel.

Cabe destacar que, apesar da proximidade da partida, a escala completa de arbitragem ainda não foi divulgada pela CBF. Portanto, não há definição sobre os auxiliares, quarto árbitro e responsáveis pelo VAR.

Polêmicas de Ramon Abatti Abel em jogos do Flamengo

No ano de 2023, uma polêmica envolvendo Ramon Abatti Abel em jogo do Flamengo contra o Palmeiras e a não marcação de um pênalti sobre Everton Ribeiro está bem fresca na memória dos rubro-negros. Na ocasião, o ex-camisa 7 foi empurrado por Richard Rios pelas costas, mas a arbitragem não assinalou a penalidade máxima.

No lance em questão, Everton Ribeiro se projetava em direção à bola na grande área, quando caiu após dividida com Richard Rios. Para Ramon Abatti Abel, o toque não teve força suficiente para ocasionar a penalidade. Na ocasião, o árbitro disse: “Contato mínimo e ele se joga”, pontuou o atleta, que estava próximo à jogada.

Lances como estes são comumente revistos pelo VAR, que na ocasião, foi comandado por Rodolpho Toski Marques. O árbitro de vídeo chegou a questionar a avaliação de Ramon, que foi convicto ao afirmar que não houve penalidade e, portanto, o VAR não sugeriu a revisão no monitor.

Após a partida, a CBF divulgou a avaliação dos lances, e os áudios foram divulgados no “Papo de Arbitragem”, comandado por Wilson Seneme, chefe de arbitragem da CBF. Na época, Seneme discordou da marcação de Ramon Abatti Abel, mas concordou que o VAR não deveria interferir, visto que o lance era interpretativo.

Flamengo x Atlético-MG

A bola vai rolar para Flamengo e Atlético-MG na quarta-feira (3), na Arena MRV, em Minas, às 21h30 (horário de Brasília). O Rubro-Negro, líder do Brasileirão com 27 pontos, busca uma vitória fora de casa para se manter no topo da tabela. O time mineiro, por sua vez, ocupa a 11ª colocação, com 18 pontos.