Buscando continuar crescendo dentro do Brasileirão, o Vasco pode receber uma quantia considerável da Juventus nos próximos meses. Após o fim da temporada europeia, a Juventus, uma das mais tradicionais equipes da Itália, finalizou o ano com o título da Copa da Itália.
- A publicação de Everton Ribeiro após a vitória do Bahia diante do Vasco
- Quanto Alex Teixeira vai receber no Vasco?
Buscando conseguir maiores progressões principalmente na Champions League, o clube tem agido no mercado para conseguir importantes nomes do futebol. Segundo informações do GE, a Juventus anunciou a contratação de Douglas Luiz, volante brasileiro que estava no Aston Villa.
Ex-Vasco, o jogador de 26 anos assinou contrato por cinco temporadas, até junho de 2029. É o primeiro reforço do clube italiano com o técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta no comando da equipe.
Para contar com o volante brasileiro, a Juventus pagou aos ingleses 28 milhões de euros (R$ 168 milhões), além de ceder dois jogadores: o atacante inglês Samuel Iling-Junior, de 20 anos, e o meia argentino Enzo Barrenechea, de 23 anos e que passou a temporada emprestado ao Frosinone.
Quanto o Vasco receberá com a contratação de Douglas Luiz, pela Juventus?
Devido ao mecanismo de solidariedade, o Vasco terá 2,5% da transação, ou seja, 700 mil euros (na cotação atual, 4,2 milhões de reais).
Isso porque, criado pela Fifa no início dos anos 2000, o mecanismo de solidariedade da Fifa é um dispositivo criado para compensar financeiramente os clubes formadores dos atletas. O valor é pago em transações internacionais, com percentual de 5% da negociação.
Como foi a equipe que revelou Douglas Luiz ao mundo do futebol, o Vasco vai ter o direito de receber o alto valor pela transação entre o Aston Villa e a Juve. É um dinheiro que chega em boas horas ao clube cruzmaltino, principalmente visando a janela de transferências desse meio de ano, onde o clube pode se reforçar para a sequência do Brasileirão.
A próxima partida do Vasco é em São Januário, na quarta-feira (3), contra o Fortaleza. O Cruzmaltino está em 16º com a mesma pontuação do Atlético Goianiense, primeira equipe liderando a zona do rebaixamento.