SAF no Flamengo: Zico toma atitude importante sobre o assunto

Zico, ex-jogador e ídolo do Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A emenda que visa dificultar a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no Flamengo vem ganhando força e conta com o apoio de figuras influentes do clube. Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, é um dos mais de 200 rubro-negros que assinaram a iniciativa. O objetivo da emenda é criar regras mais rígidas para a implantação da SAF, exigindo a aprovação pela maioria dos sócios, em vez de apenas alguns conselheiros.

A medida é vista como uma forma de impedir que a atual gestão perpetue seu poder e realize a criação da SAF, que muitos acreditam não ser o caminho ideal para o clube. A emenda propõe que apenas a Assembleia Geral, com quórum mínimo e ampla maioria de votos, possa aprovar a criação de uma SAF. Além de Zico, outros nomes importantes como Marcio Braga, Eduardo Bandeira de Mello, Kleber Leite, e vários outros assinaram o documento.

No cenário político interno do Flamengo, a emenda também recebeu o apoio de correntes políticas influentes. Luiz Eduardo Baptista (BAP), presidente do Conselho de Administração e candidato à sucessão de Rodolfo Landim, assinou a emenda. O mesmo fez Maurício Gomes de Mattos, outro candidato à presidência. Esta aliança isolou Rodrigo Dunshee, candidato apoiado pelo presidente Landim.

A proposta inclui ainda uma cláusula de quarentena, que impediria ex-dirigentes de exercerem cargos na SAF por um período de seis anos. Isso significa que Rodolfo Landim, por exemplo, só poderia assumir um cargo em uma eventual SAF no Flamengo em 2031. O presidente já manifestou que aceitaria ser CEO, se convidado, após esse período.

Nesta segunda-feira (1º), o Conselho Deliberativo do Flamengo se reunirá para aprovar as camisas oficiais do time para a temporada 2025. O movimento pretende aproveitar o evento para obter mais assinaturas e protocolar o documento na terça-feira (2). São necessárias 50 assinaturas para que o presidente do Conselho coloque o tema em pauta.

Os conselheiros que ainda não assinaram e desejam fazer parte do movimento “anti-SAF” podem enviar suas assinaturas por e-mail para safnoflamengonao@gmail.com. O documento estipula que a fusão só poderá ser aprovada com a presença de 60% dos associados e que a dissolução e cisão requerem a aprovação de três quartos da Assembleia Geral.