A janela de transferências do meio do ano está prestes a abrir, e os jogadores com vínculos que se encerram em dezembro de 2024 já podem assinar pré-contrato com qualquer outro equipe. Nesse cenário, o Rubro-Negro pode perder até oito atletas no fim do ano, com cenário mais iminente sendo o de Gabigol.
- Palmeiras abre negociação por Gabigol, do Flamengo
- Bruno Henrique, Léo Ortiz, Pedro, Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Ayrton Lucas, Allan, Gerson, Lorran, Luiz Araújo, Werton e Tite: as notas dos jogadores do Flamengo
A lista de jogadores que podem deixar o Flamengo em dezembro é bastante extensa, mas apenas dois atletas são do time profissional: Gabigol e David Luiz. Os outros seis representantes são das categorias de base, sendo que dois estão integrados ao elenco principal: o goleiro Dyogo Alves, um dos sobreviventes da tragédia no Ninho, e o zagueiro Diegão.
Gabigol de saída
A situação envolvendo a renovação de Gabigol com o Flamengo ganhou capítulos nada positivos, e o atacante está com uma saída iminente do clube. O Rubro-Negro ofereceu um vínculo de um ano, com 50% de aumento salarial, mas a proposta foi recusada.
Cabe relembrar que, em outubro de 2023, Gabigol e o Flamengo chegaram a um acordo verbal por uma renovação de cinco anos, mas o contrato nunca foi redigido. Desde então, muitas polêmicas marcaram a trajetória de Gabi, como o julgamento do exame antidoping e o uso da camisa do Corinthians. Os episódios fizeram o Fla repensar a proposta – em novos moldes que não foram aceitos.
Com o imbróglio entre as partes, a tendência é que Gabigol realmente deixe o Flamengo. O jogador tem contrato até dezembro e, portanto, já pode assinar pré-contrato com qualquer outra equipe. Caso a transferência seja feita no fim do ano, Gabi sai de graça. Se houver um acordo para liberação ainda nesta janela, o Fla exige compensação financeira e vai analisar propostas.
David Luiz e demais casos
O contrato de David Luiz com o Flamengo também se encerra no fim do ano, e o defensor é outro que já pode assinar pré-vínculo. Cabe relembrar que, no caso do zagueiro, a última temporada – e o início desta – foram marcadas por muitas críticas, mas o jogador trabalhou para dar a volta por cima.
David Luiz conseguiu retomar a boa fase e, de quebra, a titularidade. Hoje, é jogador de confiança de Tite e, aos 37 anos, vem se destacando nas atuações e integra o ’11 ideal’ do Mengão.
Os outros quatro jogadores que podem assinar pré-contrato com qualquer outra equipe são do Sub-20 e estão sendo treinados por Filipe Luís: Darlan (zagueiro), Felipe Brian (lateral-direito), Jean Carlos (volante), Kauan Pereira (atacante).