Carros

Novo Mini Cooper chinês começará a ser vendido no Brasil

A nova geração do Mini Cooper acaba de estrear no Brasil, inicialmente com motores a gasolina. Contudo, a expectativa é grande para a chegada da opção elétrica, prevista para o segundo semestre. As versões do modelo elétrico já estão definidas: E e SE. A versão de entrada mantém os mesmos 184 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, igual ao modelo atualmente vendido no país. No entanto, conta com 2 kgfm a mais de torque (totalizando 29,5 kgfm) e uma bateria maior de 40,7 kWh, substituindo a anterior de 32,6 kWh. A autonomia estimada pelo Inmetro deve aumentar de 164 km para perto de 200 km, enquanto o novo número no ciclo WLTP é de 305 km.

O Mini Cooper elétrico não é produzido no Reino Unido, como sua versão a combustão. Em vez disso, a configuração com baterias é fabricada na China, fruto de uma parceria entre o Grupo BMW e a GWM. A joint venture chamada Spotlight, criada em 2018, resultou na construção de uma fábrica inaugurada recentemente em Zhangjiagang, na província chinesa de Jiangsu.

Esse empreendimento envolveu um investimento superior a R$ 3,5 bilhões, que possibilitou o desenvolvimento da nova plataforma Spotlight EV. Essa base serve tanto para o Cooper elétrico quanto para o inédito Aceman, posicionado entre o Cooper e o Countryman. A estrutura também inclui 3 mil funcionários e uma capacidade de produção anual de 160 mil carros. Além disso, a plataforma Spotlight EV será utilizada futuramente pela própria GWM em um novo carro elétrico, possivelmente sob a marca Ora.

O novo Mini Cooper apresenta dimensões ajustadas, com o comprimento em torno de 3,85 metros. A largura, altura e entre-eixos aumentaram em 3 cm, melhorando a proporcionalidade do veículo. No entanto, o espaço traseiro para as pernas continua limitado para dois adultos, especialmente se os ocupantes da frente forem altos e precisarem ajustar os bancos para trás. O porta-malas mantém uma capacidade de 210 litros.

No interior, um dos destaques dessa nova geração é o retorno ao conceito minimalista do Mini de 1959. O painel de instrumentos foi substituído por um head-up display, conferindo um visual mais limpo e moderno. Os materiais escolhidos para o interior são descontraídos e requintados, como o tecido tecnológico usado nas portas e no console, similar ao encontrado em tênis de última geração. A combinação de cores e detalhes também impressiona, mantendo o espírito descolado característico da marca.

A central multimídia, localizada na posição central e com o tradicional formato circular, é outro ponto alto do novo Mini Cooper. Com altíssima resolução, ela concentra praticamente todas as funções do carro, incluindo velocímetro, dados de autonomia e carga da bateria, e até mesmo o consumo de potência. O sistema é intuitivo e fácil de usar, com diversas animações, interfaces e sons que variam conforme os modos de experiência selecionados.

Veja mais fotos do novo Mini Cooper

Henrique Machado

Recent Posts

Foto de Lionel Messi com Lamine Yamal viraliza

Apesar de parecer improvável pela coincidência, imagem de 17 anos atrás é verídica Uma foto…

25 minutos ago

A declaração de Abel Ferreira após o golaço de Estevão

Abel Ferreira fala sobre as vendas dos atletas O técnico Abel Ferreira não economizou elogios…

36 minutos ago

Bragantino terá desfalque importante para enfrentar o São Paulo

Pedro Caixinha precisa de um substituto para Helinho O Red Bull Bragantino, realizou seu último…

37 minutos ago

Palmeiras x Bahia: Abel Ferreira ganha ‘reforços’

Abel Ferreira Conta com retornos importantes para enfrentar o Bahia Em um emocionante duelo no…

39 minutos ago

O dia em que Ivete Sangalo salvou a pele de David Luiz, do Flamengo

Experiente e um dos principais jogadores do Flamengo, David Luiz concedeu uma entrevista ao ‘The…

6 horas ago

São Paulo x Bragantino: onde assistir, horário e provável escalação

Saiba onde assistir, horário e provável escalação Neste sábado (6), São Paulo e Bragantino se…

9 horas ago