Al Nassr pode ajudar o São Paulo a faturar montante milionário

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução)
Banner Stake

O Al Nassr se destacou no cenário do futebol mundial devido a contratação de Cristiano Ronaldo como a sua maior estrela. A ida dele para o futebol árabe abriu as portas para que os clubes investissem pesado em contratações de estrangeiros, como Neymar, Firmino e Benzema, por exemplo.

Mas, dos caminhos curiosos do futebol, nessa temporada o Al Nassr e o São Paulo podem se cruzar, mas apenas em questões contratuais já que o clube quer adquirir uma das maiores estrelas da história do tricolor paulista.

De acordo com informações do portal Goal, Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, está decidido a contratar um goleiro de nível mundial para a próxima temporada. O  time saudita avançou nas tratativas pelo brasileiro Ederson, do Manchester City, e oferece ao jogador um salário anual de 30 milhões de euros (R$ 117 milhões na cotação atual). 

Aos 30 anos, ele entende que seu ciclo no Manchester City está chegando ao final e uma proposta como esta do Al Nassr elevaria seu patamar financeiro. O time saudita propôs um contrato de dois anos, com a opção de renovar por mais um. 

O Al Nassr entende que tem um acordo bem encaminhado com Ederson e agora busca se acertar com o Manchester City. O clube inglês não trata o brasileiro como inegociável, como aconteceu em outras janelas de transferências. 

No ano passado, por exemplo, os sauditas chegaram a perguntar ao ingleses sobre a possibilidade de negociar o goleiro, e a resposta foi negativa.

Desta vez, no entanto, o City se mostra disposto a negociar e já busca no mercado opções. Além disso, há muita confiança em Estefan Ortega. Ederson, vale destacar, tem contrato com o time inglês até junho de 2026.

Quanto o São Paulo ganharia com a venda do Ederson, do Manchester City?

De acordo com o valor de mercado de Ederson, fixado em 38 milhões de euros pelo Transfermarkt, o São Paulo teria direito a receber 2% desse valor através do mecanismo de solidariedade da FIFA, caso Ederson seja vendido pelo City por esse valor. Esse percentual equivaleria a 700 mil de euros, o que corresponde a aproximadamente R$ 4,1 milhões.

Esse é um mecanismo da Fifa que ajuda a valorizar as equipes reveladoras dos craques a nível mundial. Ederson nunca chegou a atuar pelo São Paulo profissionalmente, mas, nasceu nas categorias de base do clube. Foi ainda jovem nas categorias de base vendido para a mesma categoria do Benfica. Profissionalmente, recebeu a primeira oportunidade no Ribeirão, de Portugal.