Ele foi mau nos treinos, pediu para bater um pênalti importante e se tornou o vilão da eliminação do Brasil

Elenco da Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)

O Brasil foi eliminado da Copa América após uma derrota para o Uruguai nos pênaltis, nas quartas de final da competição. A partida, disputada no último sábado (6), terminou empatada sem gols no tempo regulamentar, mas os uruguaios venceram por 4 a 2 nas penalidades. Com essa vitória, a seleção uruguaia enfrentará a Colômbia na semifinal.

O zagueiro Éder Militão, que iniciou a série de cobranças para o Brasil, teve um desempenho ruim nos treinos antes do jogo. No último treino antes da partida, Militão perdeu as duas tentativas de pênalti, acertando a trave em ambas as ocasiões. Mesmo assim, ele decidiu cobrar o primeiro pênalti na disputa decisiva. No jogo, cobrou da mesma forma que nos treinos, no canto direito, mas com menos força, e o goleiro Rochet defendeu.

Segundo o técnico Dorival, a seleção brasileira treinou pênaltis em todas as atividades desde a chegada aos Estados Unidos, e o desempenho de Militão nas cobranças anteriores foi melhor do que na véspera da partida. A seleção brasileira não contou com alguns de seus principais batedores, como Rodrygo, que foi substituído após sofrer uma entrada dura que resultou na expulsão de Nández.

Além de Militão, Douglas Luiz também perdeu sua cobrança ao acertar a trave. Embora Alisson tenha defendido a cobrança de José Giménez, não foi suficiente para evitar a derrota. Após o jogo, Éder Militão admitiu que foi sua a iniciativa de iniciar a disputa de pênaltis. Em entrevista na zona mista do Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA), ele explicou que estava confiante para cobrar, mas reconheceu o mérito do goleiro uruguaio e lamentou o erro.

Definiu ali na hora mesmo (quem bateria), perguntaram, e eu falei para bater primeiro. Estava confiante, mas pênalti é isso. A gente vai para fazer, mas também tem um goleiro do outro lado. Infelizmente, aconteceu de eu errar o pênalti, não fui tão bem. Até porque, se eu fosse bem, era gol. Agora, é erguer a cabeça porque tem as eliminatórias pela frente, disse o zagueiro.

Com a eliminação, o Brasil volta mais cedo para casa, enquanto o Uruguai se prepara para enfrentar a Colômbia na semifinal. Quem vencer essa partida, enfrentará na final o vencedor do confronto entre Argentina e Canadá.