Flamengo pode conquistar recorde na Libertadores

Pedro marca gol pelo Flamengo na Libertadores (Foto: Reprodução/Flamengo)

Nesta edição da Copa Libertadores, o Flamengo pode conquistar um recorde entre os clubes brasileiros. Isso porque, caso vença a competição, o Rubro-Negro vai se tornar o único representante do país a ser tetracampeão continental. Muitos torcedores estão confiantes e já se perguntam qual o melhor site de apostas para dar os seus palpites.

Os brasileiros só passaram a considerar a Copa Libertadores como o torneio mais importante a ser conquistado durante a década de 1990. E isso explica o fato de nenhum time daqui ter vencido a competição mais de três vezes.

Um dos poucos clubes brasileiros a ter conquistado a Libertadores antes dos anos 1990 foi justamente o Flamengo. Mesmo privilegiando as competições locais durante a década de 80, período em que venceu quatro títulos brasileiros, o Mengão também faturou a taça continental.

O título veio em 1981, quando o Rubro-Negro tinha um verdadeiro esquadrão. Raul Plassmann, Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico, Tita e Nunes eram alguns dos jogadores que integravam o elenco.

Naquele ano, o Flamengo ficou no Grupo 3, ao lado de Atlético Mineiro, Olimpia e Cerro Porteño. E os dois brasileiros terminaram empatados, com oito pontos cada.

Dessa forma, precisaram fazer uma partida de desempate, que ficou conhecida pelo fato de o Flamengo ter vencido de WO, em razão de diversos jogadores atleticanos terem sido expulsos.

Com isso, o Flamengo garantiu sua vaga à fase semifinal, que era diferente da atual. A equipe ficou no Grupo A, com Deportivo Cali e Jorge Wilsterman, e apenas o primeiro colocado iria para a final. O Flamengo venceu todos os jogos e carimbou seu passaporte para a decisão.

No primeiro jogo da final, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, com dois gols de Zico e um de Merello para os chilenos. O Cobreloa, porém, venceu a segunda partida, forçando um terceiro e decisivo confronto.

O jogo aconteceu no Estádio Centenário, em Montevidéu, e mais uma vez Zico mostrou por que é um dos maiores jogadores de todos os tempos. O Galinho anotou dois gols, aos 13 minutos e aos 84, e garantiu o primeiro título da Libertadores para o Flamengo.

Domínio recente

Nos últimos anos, o Flamengo vem sendo um dos principais times do continente e conseguiu chegar a três finais nas últimas cinco edições da Libertadores.

Em 2019, conquistou o agônico título contra o River Plate, quando perdia o jogo até os 43 minutos do segundo tempo por 1 a 0. Mas, em poucos minutos, no finalzinho da partida, o Mengão foi protagonista de uma das viradas mais históricas do futebol e faturou sua segunda taça da Libertadores.

Depois, o Flamengo chegaria a outras duas finais da competição, em 2021 e 2022, perdendo uma e vencendo a outra. Com isso, o Rubro-Negro é um dos times brasileiros recordistas de títulos da principal competição continental e, agora, luta para ser o primeiro clube do país a ser tetracampeão.

Flamengo é um dos favoritos em 2024

A boa notícia é que, pelo retrospecto recente e pelos jogadores que tem, o Flamengo é um dos favoritos ao título em 2024. É claro que favoritismo não ganha jogo e o time terá de mostrar dentro de campo, partida a partida, por que é um forte candidato.

Mas Tite vem fazendo um bom trabalho e, mesmo com todos os desfalques sofridos na Copa América, o Rubro-Negro conseguiu fazer bons jogos e se manter no topo da tabela no Brasileirão.

Nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo terá o Bolívar pela frente. Com a ajuda da altitude, a equipe boliviana pode ser um rival complicado, e a verdade é que, de agora em diante, todo jogo tem de ser encarado como se fosse uma final.