A declaração do advogado de Gabigol sobre a suspensão do atacante

Gabigol em jogo do Flamengo contra o Al Hilal no Mundial de Clubes 2023 (Foto: James Williamson - AMA/Getty Images)

Nesta terça-feira (16), informações dão conta de que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) teria anulado todo o processo envolvendo o julgamento de Gabigol e, por este motivo, o jogador estaria impedido de atuar pelo Flamengo. Depois que a notícia se tornou pública, o advogado do atleta se manifestou.

Procurado, Bichara Neto, advogado de Gabriel Barbosa, foi bem sucinto na resposta e disse: “Não houve essa anulação. Desconheço esse fato”. A declaração do representante do jogador foi feita à jornalista Raisa Simplicio.

Conforme as informações, todo o processo do caso Gabigol teria sido anulado por uma falha na intimação à União Federal, que não enviou um representante ao caso. Dessa forma, o julgamento do atacante precisará ser reiniciado e, de quebra, é invalidado o efeito suspensivo do jogador.

Com a queda do efeito suspensivo, Gabigol fica impedido de atuar pelo Flamengo e volta a desfalcar a equipe. Em março, o jogador foi condenado em dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping, mas conseguiu no CAS uma liberação para voltar a exercer as atividades.

Com o processo anulado, a pena volta ao início. O regulamento diz que a suspensão passa a vigorar a partir da data da coleta do material, feita em abril de 2023. Portanto, neste momento, Gabi volta e ficar longe dos gramados até abril de 2025.

Nessa conjuntura, para que Gabriel volte a atuar, sua defesa precisará dar entrada em um novo pedido de efeito suspensivo, enquanto aguarda a remarcação do julgamento do atacante.

Com duas versões divergentes, é necessário aguardar os próximos passos, ou um pronunciamento oficial de Gabigol ou de Bichara Neto, seu advogado, para compreender a atual conjuntura do processo. Até lá, ao que tudo indica, o camisa 99 volta à lista de desfalques do Mais Querido.