Na última terça-feira (16), o ‘GE’ publicou uma notícia de que o CAS (Corte Arbitral do Esporte) anulou o processo de Gabigol e, consequentemente, o jogador perderia o efeito suspensivo e estaria impedido de atuar pelo Flamengo. No entanto, notas foram emitidas pelo Ministério do Esporte e pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que informaram que o atacante está liberado para atuar.
Na tarde desta quinta-feira (18), o Portal Metrópoles publicou uma nota emitida pelo Ministério do Esporte, que diz que a “decisão liminar do CAS se mantém vigente desde a data em que foi emitida, em 30 de abril de 2024, sem sofrer qualquer interrupção ou revogação”. Ou seja, o atacante segue com efeito suspensivo válido e apto a atuar.
Já na noite desta quinta-feira, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), também emitiu um comunicado oficial sobre a situação, e confirmou que Gabigol pode continuar treinando e jogando pelo Flamengo.
“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem(ABCD), organização nacional antidopagem, confirma que a decisão liminar do CAS (Corte Arbitral do Esporte), no sentido levantar o período de suspensão de 2 anos imposto pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), está vigente. Logo, o referido atleta está apto a competir e treinar.
Cumpre também informar que a mencionada decisão liminar do CAS se mantém vigente desde a data em que foi emitida, em 30 de abril de 2024, sem sofrer qualquer interrupção ou revogação.
Por fim, cumpre anotar que a ABCD não se pronunciará sobre detalhes do procedimento, pois conforme regulamento, os processos que correm perante aquela Corte são sigilosos.”
Em março deste ano, Gabigol foi condenado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem a dois anos de suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping. A pena começa a valer a partir da coleta do material, feita em abril de 2023, e portanto, Gabi ficaria sem poder exercer suas atividades como jogador de futebol até abril de 2025.
Com a decisão, a defesa de Gabigol e do Flamengo entrou com um recurso no CAS, a Corte Arbitral do Esporte, e conseguiu, por unanimidade, um efeito suspensivo, que permite ao jogador atuar normalmente até o julgamento final.
O julgamento de Gabigol, na Suíça, chegou a ser marcado para o mês de junho, mas foi adiado a pedido da União Federal. Na última terça (16), o ‘GE’ informou que o CAS anulou todo o processo de Gabriel Barbosa por falha na intimação à União Federal, que não enviou um representante ao caso.
Dessa forma, o julgamento do atacante precisaria ser reiniciado e, de quebra, o efeito suspensivo do jogador seria invalidado, o deixando novamente suspenso e sem condições de atuar.
Além das notas demonstradas acima, o advogado de Gabigol, Bichara Neto, informou que não houve anulação e que desconhecia o fato. Nesta quinta (18), quem também se manifestou sobre foi o próprio jogador, que cobrou uma retratação pública pelas mentiras publicadas.
Até o momento, o Flamengo, o jogador ou sua defesa, não foram notificados sobre a suposta anulação do processo do atacante.
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
Renê se destaca na vitória do Inter e encaminha renovação de contrato Renê foi um…
Germán Cano empata e salva ponto importante para o Fluminense contra o Fortaleza Na noite…