Pep Guardiola é um dos maiores técnicos do futebol mundial, reestruturou o futebol espanhol e praticamente estabeleceu uma forma de jogar ideal para todos os clubes vencerem, mas, curiosamente, ele jamais treinou uma seleção.
Propostas ele deve ter recebido, mas, optou por permanecer no estilo de trabalho que ele faz com os clubes, diariamente, com jogadores fixos e conseguindo ter tempo de atuação necessário para colocar em prática seu jeito de jogar.
- Imprensa da Inglaterra crava onde Lucas Paquetá vai jogar
- Urgente! Southgate pede demissão da seleção da Inglaterra
Curiosamente, uma seleção se diz tranquila para esperar Pep Guardiola, mesmo tendo campeonato e jogos importantes esse ano, ela esperaria até a próxima janela abrir e essa temporada acabar para ter o craque espanhol no comando.
Segundo informações do GE, a FA, Federação Inglesa de Futebol, disse estar disposta a esperar o final da temporada 24/25 para ter Pep Guardiola como técnico de sua seleção. Até lá, a seleção manteria um técnico interino no comando para a Liga das nações e as eliminatórias da UEFA.
Mas, nenhuma proposta nem negociação foi aberta com Guardiola e a seleção inglesa segue sem nomes desde a saída de Southgate, que pediu demissão após a derrota na final da Eurocopa para a Espanha. Segundo a imprensa inglesa, a federação gostaria de ter um substituto logo, mas, tudo pode mudar dependendo da decisão do Guardiola.
Com 6 títulos da Premiere League e habituado ao futebol inglês, Guardiola é o nome ideal para comandar a seleção que não vence um título há 58 anos. No final da temporada passada, após mais um ano repleto de títulos, Guardiola deu a entender que seria seu último ano treinando a equipe do Manchester City, ele já revelou desejar comandar uma seleção e disputar uma Copa do Mundo.
Quando começa a temporada para a seleção inglesa?
A Inglaterra vai iniciar sua temporada de forma oficial jogando pela Liga das Nações B, campeonato ao qual ela foi rebaixada em 2023 e fez Southgate balançar no cargo. A partida será contra a Irlanda. No grupo da Inglaterra ainda tem Finlândia e Grécia.