Esse é o motivo do futebol masculino ter restrição de idade nas Olimpíadas

Seleção Brasileira de futebol (Foto: Reprodução/Instagram)

As olimpíadas formam o maior campeonato esportivo do mundo onde reúne centenas de confederações e atletas em uma cidade para a disputa de inúmeras medalhas em vários esportes, mas, vocês já perceberam que o futebol masculino é o único que tem restrição de idade?

O futebol masculino nas olimpíadas restringe ao elenco sub-23, ou seja, atletas até 23 anos de idade e ainda permite 3 atletas acima da idade para serem convocados. Esse motivo tem uma justificativa para acontecer.

Segundo a ESPN, A FIFA, que é a federação que gerencia o futebol internacional tem a intenção de que a Copa do Mundo, principal torneio de futebol entre seleções seja unanimidade e mais importante dentro da modalidade, por isso, restringe a ida dos atletas para as olimpíadas, que é gerenciada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

Mas, em 1908, as olimpíadas foram o principal torneio de futebol, no ano que o futebol se tornou modalidade oficial e também e permaneceu assim até 1928. É por isso que o Uruguai gosta de esbanjar que tem 4 títulos mundiais de futebol. A celeste conquistou em 1924 e 1928 nas olimpíadas e 1930 e 1950 na Copa do Mundo FIFA.

A partir das olimpíadas de 1932, a FIFA impediu que o COI usasse o futebol como modalidade oficial, fazendo com que voltassem a disputar essa modalidade apenas em 1936, mas, apenas com jogadores amadores, permanecendo assim até 1980.

Em 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, os atletas profissionais foram liberados pela FIFA para jogarem nas olimpíadas, mas, apenas aqueles que jamais teriam disputado uma Copa do Mundo até a data, isso permaneceu até Seul em 88.

Quando iniciou a nova regra sub-23 no futebol masculino nas olimpíadas?

Em 1992 o COI determinou uma nova regra. As seleções de futebol poderiam utilizar jogadores profissionais desde que eles estejam abaixo dos 23 anos. A exceção de poder convocar 3 atletas acima do limite de idade começou apenas em 1996, em Atlanta, curiosamente o Brasil foi campeão com Dida, Aldair e Rivaldo e permanece assim até hoje.

Essa foi uma forma que as entidades conseguiram encontrar para se unirem pelo futebol sem ‘atrapalhar uma a outra’. A FIFA organiza campeonatos até o SUB-20 então as olimpíadas seriam uma complementação das categorias de base.

Mesmo assim a FIFA ainda não facilita 100% a ida dos atletas para os jogos olímpicos. Para não facilitar a vida do COI, a FIFA não reconhece os jogos olímpicos como calendário oficial, então os clubes não são obrigados a liberarem os atletas para jogarem na competição.

Por enquanto, o futebol feminino ainda não tem restrições e a FIFA não tem o total comando da modalidade no mundo. No Brasil, por exemplo, o calendário feminino está paralisado para as olimpíadas e não tem restrição de idade para as atletas jogarem.

Aos poucos a Copa do Mundo FIFA de futebol feminino vai tendo mais importância e com isso, as olimpíadas também passarão a ter as mesmas restrições para o Feminino como tem para o masculino.

Por que o Futsal não é modalidade olímpica?

Não há uma explicação concreta para essa justificativa, mas, muito se coloca também pelo impeditivo criado pela própria Fifa que gerencia o futsal ao redor do mundo. Curiosamente a FIFA colocou o calendário da Copa do Mundo de Futsal colado no das Olimpíadas, com início em setembro.

Quando a seleção brasileira feminina estreia nas olimpíadas?

O Brasil estreia nas olimpíadas pelo futebol feminino amanhã, quinta-feira (25) às 14 horas em partida contra a Nigéria.