Caso haja um jogador que seja a representação perfeita do Flamengo, este, sem dúvida, é Leandro. Parte de uma geração de ídolos do incrível time de 1981, Leandro foi o único a dedicar toda a sua carreira esportiva exclusivamente ao Flamengo, sem vestir a camisa de qualquer outra equipe.
Desde o início, em 1976, nas categorias de base da Gávea, até o fim de sua jornada em 1990, Leandro participou de 417 partidas oficiais com o uniforme rubro-negro. Diante disso, a tese defendida por esta crônica é que Leandro personifica o Flamengo, tornando-se, assim, uma figura imortal do clube.
Leandro jogou com outro ídolo do Flamengo o Zico, o Galinho uma vez declarou que não sabia do tanto que o lateral-direito tinha tanto talento , nas partidas Zico que na época atuava de meio-campista via a qualidade do Leandro e não sabia se o lateral era destro ou canhoto porque ele dominava as jogadas com ambas pernas, em um vídeo postado por um torcedor do Flamengo descreve o que Zico falou, inclusive Mauro Cezar ainda comentou sobre a publicação, veja abaixo:
José Leandro de Souza Ferreira nasceu em 17 de maio de 1959, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, sendo reconhecido como um dos grandes ídolos da história do Flamengo.
Conhecido como Peixe-Frito pelo apelido que recebeu, ele era extremamente versátil, tendo atuado como zagueiro e meio-campo, mas foi principalmente na lateral direita do Rubro-Negro que se destacou.
Em 1976, Leandro se mudou de Cabo Frio para o Rio de Janeiro com o intuito de prestar vestibular para cursar educação física. Num dia comum, ele embarcou em um ônibus rumo à praia do Leblon, onde coincidentemente o ponto final era em frente à sede do Flamengo.
Seu primo, ciente da habilidade de Leandro, insistiu para que ele participasse de um teste. A oportunidade se mostrou perfeita, pois depois de apenas dois treinos, foi aprovado. Em 1978, o jogador fez sua estreia no time profissional do Flamengo.
Leandro era extremamente talentoso e trouxe dos tempos de nu em Cabo Friu um problema que o acompanharia pelo resto da carreira: problemas nos joelhos. Como resultado, ele foi submetido à sua primeira cirurgia de menisco aos 20 anos.
Leandro é um dos poucos jogadores a vestir a camisa de apenas um time ao longo da carreira. No entanto, isso pode não ter acontecido. Do Internacional, o técnico Inio Andrade solicitou o empréstimo do jogador, que viajou a Porto Alegre para assinar com o Colorado. No entanto, ele foi recusado um exame médico.
O contrato de Leandro não foi renovado porque a transferência não se concretizou e, embora integrasse o elenco do Flamengo, não alinhou na primeira vitória do Flamengo no Brasil, em 1980. Após a conquista do título, o clube vendeu o lateral Tonino Baiano, jogador que assumiu o cargo e desde então passou a fazer parte da história do clube.
Leandro foi um jogador importante do time histórico do Flamengo no início dos anos 80. O bom desempenho do jogador chamou a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Telê Santana. Após vencer a Libertadores, Mundial e Brasileirão no Mengão, o Peixe-Frito participou de sua primeira e única Copa do Mundo em 1982.
Poco tempo depois, em 1990, Peixe-Frito parou de lutar contra seus problemas de joelho persistentes e aceitou que não podia mais continuar a carreira. Ele tinha 31 anos. Assim, se estabeleceu na cidade de Cabo Frio e decidiu dedicar seu tempo à pousada que construiu, mantendo a paixão pelo Flamengo que tinha desde a infância.
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
Renê se destaca na vitória do Inter e encaminha renovação de contrato Renê foi um…
Germán Cano empata e salva ponto importante para o Fluminense contra o Fortaleza Na noite…