Santos anuncia rescisão contratual do zagueiro Leonardo Zabala
O Santos comunicou, nesta quinta-feira, a rescisão contratual do zagueiro Leonardo Zabala. Em comum acordo, o defensor boliviano de 21 anos está livre para acertar com o Cancún FC, clube da segunda divisão do México. O Peixe manterá uma pequena parcela dos direitos econômicos do jogador.
- A declaração de Júlio Furch antes de CRB x Santos
- Jogador emprestado pode render muito dinheiro ao Santos
Inicialmente, o vínculo de Zabala com o Santos se estenderia até dezembro de 2025. O Cancún FC havia demonstrado interesse em um empréstimo com opção de compra, mas, devido ao limite de empréstimos internacionais imposto pela FIFA, o Santos e o empresário de Zabala optaram por uma rescisão amigável, garantindo ao clube da Vila Belmiro uma participação nos direitos futuros do atleta.
O Cancún FC faz parte do mesmo grupo proprietário do Leganés, da Espanha, o que pode facilitar uma futura transferência para o mercado europeu, algo bem visto pelos representantes de Zabala.
Leonardo Zabala chegou ao Santos em 2021, vindo das categorias de base do Palmeiras. Na Bolívia, ele fez parte de um projeto que também trouxe ao Peixe jogadores como o meia Miguelito e o atacante Enzo Monteiro. Após atuar pelo sub-20, Zabala foi promovido ao elenco profissional em 2022, mas não chegou a jogar, sendo relacionado apenas para duas partidas e ficando no banco de reservas.
Em 2023, Zabala sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um amistoso entre Bolívia e Uzbequistão, em março, o que o afastou dos gramados pelo restante da temporada.
No último semestre, o boliviano foi afastado do grupo principal por decisão do técnico Fábio Carille e passou a treinar em horários diferentes dos demais jogadores. Essa situação incomodou Zabala, que tinha esperanças de ser convocado para a seleção boliviana para a Copa América deste ano.