Nesta segunda-feira (29), foi realizada uma votação do Conselho Deliberativo do Flamengo para aprovar a participação do clube no leilão do terreno do Gasômetro. Antes do pleito, no entanto, protestos foram, realizados na sede do Fla, na Gávea.
- Flamengo toma atitude importante já pensando em seu estádio
- A declaração de BAP sobre o estádio do Flamengo
As manifestações
Diversas faixas com protestos políticos foram estendidas na porta da Gávea, sede social do Flamengo. Entre as muitas manifestações estavam críticas e ofensas à oposição, como “BAP elitista”, “Pracownik banqueiro inimigo da Nação”.
Além das frases com críticas diretas a personagens da política rubro-negra, houve também manifestações de “Quem é contra o estádio é contra a Nação”, e “Flamengo não é Madonna”.
As faixas foram estendidas por membros de torcidas organizadas do Flamengo. Entre as torcidas presentes, é possível identificar a participação da Torcida Jovem Fla e da Raça Rubro-Negra.
Mais imagens das faixas em protesto a BAP e Pracownik esticada por alguns membros de torcidas organizadas do Flamengo:
— Raisa Simplicio (@simpraisa) July 29, 2024
“BAP elitista”
“Quem é contra o estádio, é contra a nação”
“Pracownik, banqueiro, inimigo da nação” pic.twitter.com/W0vp1OdJif
A votação
A votação do Conselho Deliberativo permitiria, ou não, a participação do Flamengo no leilão do Terreno do Gasômetro, local onde o Rubro-Negro projeta a construção do seu estádio próprio. Caso o CoDe aprove, o Fla participa do leilão.
O terreno pertence à Caixa Econômica Federal e foi desapropriado pelo prefeito Eduardo Paes para a realização do leilão. O lance inicial é de R$ 150 milhões, e o pagamento deve ser feito à vista, diretamente à instituição financeira.
O estádio do Flamengo deve ser construído no Gasômetro, Zona Portuária do Rio de Janeiro, e a ideia da diretoria é um local com capacidade total para 80 mil torcedores. Dentro o número geral, a expectativa é um setor popular atrás dos gols, uma nova “geral”, para 15 mil torcedores.
O terreno tem 88,3 mil metros quadrados e fica ao lado do Terminal Intermodal Gentileza e da Rodoviária Novo Rio. O Clube da Gávea projeta a construção de forma vertical, inspirado no Santiago Bernabéu, do Real Madrid.