Timão briga na parte de baixo da tabela
O Corinthians não vive uma vida fácil na temporada. Apesar de estar garantido no mata-mata da Copa Sul-Americana e também da Copa do Brasil, o time não está nas melhores condições no Campeonato Brasileiro 2024. O Timão ficou por diversas rodadas na zona de rebaixamento. Mas, após vencer o Bahia na 18° rodada, por 1 a 0 em Salvador, o clube subiu na tabela, assim deixando o Z-4. O time paulista no momento ocupa a 15° posição com 19 pontos.
- A declaração de Ramón Diaz após a derrota do Corinthians
- Ele recusou uma proposta do exterior para continuar no Corinthians
Apesar de ter deixado a zona da degola, o Corinthians ainda não se livrou do risco e está perto da zona de rebaixamento, podendo inclusive voltar na próxima rodada. Caso Grêmio e Vitória vençam seus jogos e o Corinthians seja derrotado, o Timão retornará ao Z-4 da competição. O time de Itaquera recebe o Juventude na Neo Química Arena no domingo (4), enquanto o Grêmio visita o Athletico-PR na Ligga Arena também no domingo (4), e o Vitória em casa recebe o Cuiabá no sábado (3).
O Timão iniciou o Brasileirão ainda com o técnico Português António Oliveira. Com o início ruim no campeonato, deixando o time na penúltima colocação, a diretoria Corintiana optou pela demissão do treinador na 13° rodada, após derrota para o Palmeiras. Após insucesso com Carille, o Corinthians acertou a chegada do Argentino Ramón Díaz, que estava livre no mercado.
Ramón estreou contra o Criciúma na 17° rodada e o Timão venceu de virada por 2 a 1. Na rodada seguinte, venceu o Bahia, em Salvador, pelo placar de 1 a 0. Na última rodada do primeiro turno, o Corinthians ficou no empate com o Grêmio em 2 a 2, em um jogo polêmico na Neo Química. No último domingo, Ramón Díaz conheceu sua primeira derrota, após o Atlético-MG vencer por 2 a 1 na Arena MRV.
Segundo Bruno Imaizumi, espião estatístico, o Atlético Goianiense, atual último colocado na tabela, é o time com menor chance de permanecer na elite do futebol brasileiro, com 13,99% de chance. Após três vitórias consecutivas na competição, o Fluminense aumentou suas chances, que hoje é o dobro do time Goiano. O Tricolor Carioca tem 35% de chance. O Vitória venceu o Palmeiras no Allianz Parque na primeira rodada do segundo turno e subiu para a 17° posição, e tem 45,31% de chance de permanecer. O Grêmio que deixou o Z-4 na 20° rodada após vencer o Vasco, tem 62,92% de chance e o Cuiabá, hoje 18° possui 62,64% de chance. Apesar de ambos estarem atrás do Timão, os clubes tem dois jogos a menos. O Corinthians, atualmente 15° colocado, possui 58,90% de chance de continuar na Série A do Brasileirão.
O segundo turno do Campeonato Brasileiro se iniciou neste fim de semana, portanto restam apenas mais 18 jogos para cada time. Com dois jogos a menos, Grêmio e Cuiabá ainda tem 20 partidas, Fluminense terá 19 partidas, já que tem um jogo em atraso. O Internacional disputou apenas 15 partidas no campeonato e é o time que mais jogos atrasados tem. O Brasileirão se encerrará em dezembro.