Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentra nos bastidores do clube, com destaques como um ídolo do Flamengo indo para o Corinthians e um ex-Fla na mira do Santos.
Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!
Torcida organizada faz protesto
Na última segunda-feira (29), o Conselho Deliberativo do Flamengo votou sobre a participação do clube no leilão do terreno do Gasômetro. Antes da votação, houve protestos na sede do Flamengo, na Gávea, com faixas exibindo críticas políticas e ofensas à oposição, como “BAP elitista” e “Pracownik banqueiro inimigo da Nação”. As manifestações foram organizadas por membros de torcidas organizadas do clube, como a Torcida Jovem Fla e a Raça Rubro-Negra.
A votação tinha como objetivo decidir se o Flamengo poderia participar do leilão do terreno do Gasômetro, onde o clube planeja construir seu estádio próprio. O terreno pertence à Caixa Econômica Federal e foi desapropriado pelo prefeito Eduardo Paes. O lance inicial para o terreno é de R$ 150 milhões, com pagamento à vista. Se aprovado pelo Conselho, o Flamengo estará habilitado a participar do leilão.
O projeto do estádio prevê uma capacidade total de 80 mil torcedores, com um setor popular para 15 mil pessoas, inspirado na “geral” do Maracanã. O terreno, com 88,3 mil metros quadrados, está localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, próximo ao Terminal Intermodal Gentileza e à Rodoviária Novo Rio. A construção será vertical, inspirada no estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid.
Ídolo do Flamengo rumo ao Corinthians
O Corinthians está estudando a contratação de Michael, um dos maiores ídolos recentes do Flamengo, com um papel crucial nas conquistas da Libertadores do clube. O plano é investir mais de 80 milhões de reais para trazer o jogador, que atualmente está no futebol árabe, ao elenco. A contratação visa melhorar o ataque do Corinthians, que tem enfrentado dificuldades com as performances de Yuri Alberto, Romero e Wesley. Michael tem um pré-acordo para ser vendido na atual janela de transferências, mas o Corinthians busca negociar uma compensação financeira para fechar o negócio.
A Esportes da Sorte, nova patrocinadora master do Corinthians, será responsável por disponibilizar os recursos financeiros necessários para a contratação. O Flamengo também tem interesse em repatriar Michael, aproveitando sua bem-sucedida passagem anterior pelo clube carioca. O Corinthians, no entanto, está determinado a cumprir a promessa feita ao técnico Ramón Diaz de contratar um atacante de peso para completar o elenco e melhorar o desempenho do time nesta temporada.
Recentemente, o Corinthians reforçou seu elenco com a chegada do goleiro Hugo Souza, do zagueiro André Ramalho, e dos meio-campistas Charles e Alex Santana. Apesar de ter perdido para o Atlético Mineiro na Arena MRV, o Corinthians se mantém fora da zona de rebaixamento, ocupando a 15ª posição com 19 pontos, apenas um ponto à frente do Vitória, que é o primeiro time na zona de rebaixamento. O foco agora é encontrar um atacante que possa trazer maior competitividade e resultados positivos para o clube.
Ex-Fla na mira do Santos
O Santos está próximo de fechar um acordo para contar com o atacante Wendel Silva, que pertence ao Porto, de Portugal. O Peixe está negociando a liberação do jogador junto ao time lusitano para um empréstimo com opção de compra, com contrato válido até o final de 2025. Wendel, que foi revelado nas categorias de base do Flamengo, está atualmente atuando pelo Porto B. O acordo com o Santos prevê uma opção de compra de 500 mil euros, valor que pode aumentar dependendo de objetivos individuais durante o empréstimo.
Em Portugal desde 2020, Wendel Silva teve uma série de empréstimos sem conseguir se firmar. Pelo Leixões, ele jogou 38 partidas, marcando seis gols e dando duas assistências. Além disso, atuou pelo Covilhã na temporada 2020/2021, onde participou de nove jogos e marcou um gol. Em 2022, ele se transferiu para o Porto, onde fez apenas dois jogos pelo time principal e não marcou gols, mas teve um desempenho melhor na equipe B, somando 62 jogos, 26 gols e 13 assistências.
Wendel Silva tem contrato com o Porto até junho de 2026, mas é improvável que ele tenha espaço no time principal sob o comando do técnico Vitor Bueno. Dessa forma, o empréstimo para o Santos pode ser uma boa oportunidade para o jogador ganhar mais tempo de jogo e se destacar no futebol brasileiro.