A estratégia de Zubeldía que garantiu a vitória do São Paulo

Luis Francisco Zubeldía, treinador do São Paulo durante partida da Copa do Brasil 2024 (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/São Paulo)

Vitória do Tricolor veio através de mudanças do treinador

O São Paulo venceu o Goiás no Morumbis por 2 a 0 em partida válida pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, os gols foram marcados por Luciano e Calleri. Com o resultado, o Tricolor leva a vantagem para o duelo da volta e pode até perder por um gol de diferença que garante a classificação para a próxima fase da competição.

A estratégia do técnico Luis Zubeldía foi essencial para levar o time a vitória. O treinador escalou novamente o quarteto formado por Lucas Moura, Luciano, Ferreirinha e Calleri. O argentino também promoveu uma mudança para o jogo, escalando Rafinha como titular, na vaga de Igor Vinicius, que entraria no decorrer da segunda etapa.

Com Rafinha de titular, a ideia de Zubeldía era muitas vezes recuar o lateral, quase fazendo um 3-4-3, para liberar a descida de Welligton e fazer dobradinhas com Ferreira. Quando Rafinha subia para o ataque, um dos volantes recuava um pouco mais.

O Tricolor ficou com mais posse de bola na partida toda, e tentava pressionar o time visitante, e o domínio ficou maior após a expulsão de Marcão Silva, ainda no primeiro tempo da partida. O São Paulo continuou a pressão e perdeu algumas chances, levando o empate para o intervalo.

Já no intervalo, Zubeldía promoveu a primeira alteração no time. Bobadilla, com desempenho bem abaixo, deu lugar a Erick. Com isso, o Tricolor ficou muito mais ofensivo, com apenas Luiz Gustavo de volante, Erick e Ferreira pelos lados do campo e Lucas e Luciano centralizados, além de Calleri mais a frente.

O resultado não demorou pra sair. Após passe de Lucas para Erick na direita, o ponta cruzou para Calleri, que finalizou, Tadeu defendeu e Luciano fez no rebote, logo aos 2′. Com o gol sofrido logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o Goiás se fechou e raramente saia para contra-ataque. O time de Márcio Zanardi jogava apenas para se defender e tentar levar esse placar para Goiânia.

Jogando em casa e com o Morumbis lotado, o São Paulo partia pra cima do Goiás para aumentar o placar e levar uma boa vantagem para o jogo da volta. Zubeldía promoveu a entrada de Igor Vinicius no lugar de Rafinha e de Nestor na vaga de Welligton, abrindo mão de um lateral esquerdo, para ter um jogador a mais na criação. Perfurar a defesa do Goiás estava difícil, mas de tanto insistir, o segundo gol saiu. Calleri pegou rebote da defesa de Tadeu em chute de fora da área de Luiz Gustavo e ampliou o placar Tricolor.

Com o resultado de 2 a 0, o São Paulo vai mais tranquilo para o jogo de volta, que acontece na próxima quinta-feira (8), às 20h na Serrinha. O Tricolor poderá empatar ou perder por até um gol de diferença que ainda se classifica para as quartas de final da competição.