Adeus Old Trafford! Manchester United tem plano ousado

Bandeirinha escanteio Manchester United - Foto: Marc Atkins (2023 Getty Images, Getty Images Europe)

Clube decidirá até o fim do ano sobre novo estádio ou reforma

O Manchester United se planeja para fazer algo histórico no futebol. O clube trabalha para construir um novo estádio com maior capacidade. Atualmente a casa do United, o Old Trafford, suporta cerca de 74.310 pessoas, e a ideia com o novo estádio é que tenha capacidade para 100 mil pessoas.

O projeto do clube em construir um estádio do zero poderá custar até 2 bilhões de libras (R$ 14,5 bilhões), e ficaria pronto até 2030. A diretoria do time inglês ainda conversam e montam as melhores estratégias e planos e tudo deve ser resolvido até o fim deste ano.

Caso a construção seja aprovada e a capacidade chegue de fato a 100 mil pessoas, seria o maior estádio da Inglaterra e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o novo Camp Nou, do Barcelona, que está com a reforma em andamento e chegará até 105 mil.

A diretora dos Red Devils, Collette Roche, foi a Los Angeles, nos Estados Unidos para se reunir com os responsáveis pela construção do SoFi Stadium, onde o clube jogou contra o Arsenal no último sábado (27) em torneio de pré-temporada. Roche visitou o Santiago Bernabéu no início de 2024 e também conversou com os responsáveis pelo novo estádio do Tottenham.

Os diretores do Manchester United ainda avaliam se irão construir um novo estádio ou se vão reformar o histórico Old Trafford. Sir Jim Ratcliffe, co-proprietário do clube inglês e o homem mais rico do Reino Unido prefere por uma construção do zero e defende essa ideia.

O estádio Old Trafford fica em Greater Manchester e foi inaugurado há mais de 100 anos. Sua inauguração oficial foi em 19 de fevereiro de 1910 em uma partida contra o Liverpool, na qual terminou com derrota por 4 a 3. Inicialmente, o estádio tinha capacidade para 80 mil pessoas, mas hoje suporta pouco mais de 74 mil torcedores. A histórica casa dos Red Devils foi projetada pelo arquiteto Archibald Leitch.