Calleri muda jeito de jogar para evitar lesões no São Paulo

Jonathan Calleri em ação pelo São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)

Jogador chegou a desfalcar o time em maio

Jonathan Calleri é um dos principais nomes do time do São Paulo e um dos queridinhos da torcida. Quando não está em campo, faz muita falta ao time. Em maio deste ano, o atacante sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita em jogo contra o Cobresal, pela Libertadores. Com esse problema, o camisa 9 tricolor ficou de fora por três jogos e passou a pensar e analisar o que ele deveria mudar para evitar novas lesões para não ficar de fora.

– Muito frustrado. Não consigo ter uma sequência grande. Senti minha panturrilha. Tenho que ver da porta para dentro o que estou fazendo mal para machucar menos – disse Calleri, na época.

Seu retorno também foi em um jogo pela Libertadores, diante do Talleres, da Argentina, no estádio do Morumbis, em 29 de maio. O tricolor venceu a partida por 2 a 0, mas sem gol do argentino. Desde a sua volta, Calleri entrou em campo em 14 dos 16 jogos do time neste período.

Nas duas partidas em que ficou fora, contra o Bragantino foi por suspensão e contra o Juventude o atacante estava com dores, mas não havia lesão. Zubeldía achou melhor poupar o camisa 9 para não ter o risco de agravar a situação e perder o atacante por mais tempo. Na partida seguinte, diante do na época líder do Brasileirão, Botafogo, o atacante começou no banco de reservas, mas entrou na segunda etapa. O tricolor perdia o jogo por 2 a 1, e Calleri precisou de poucos minutos para ajudar o time no gol de empate. Mesmo sem marcar e sem dar assistência, ele foi fundamental na criação da jogada.

Após o duelo diante do Botafogo, o São Paulo teve mais dois jogos, contra o Fortaleza na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro e depois contra o Goiás pela Copa do Brasil no Morumbis. Contra o leão, Zubeldía mandou um time misto, mas Calleri foi titular, assim como no jogo da Copa do Brasil, que inclusive anotou seu gol.

Calleri disse ao ge que está começando a entender seu corpo, que mudou seu jeito de jogar e que entende que não conseguirá jogar todos os jogos.

– Não (tenho feito nada diferente). Mas eu compreendi que meu corpo mudou por causa do tornozelo no ano passado. Eu mudei a corrida, mudei o meu jeito de jogar por ter de jogar sete meses machucado. Compreendi também que o meu corpo se adaptou de um jeito que não é o normal de um jogador. Eu sabia que teria lesões, nada é grátis na vida, sabia que em algum momento teria isso.

– No jogo contra o Juventude, por exemplo, eu estava com a coxa bastante carregada e me pouparam. Acho que a idade, os jogos, as lesões, o corpo que não vinha do melhor jeito, tenho que entender que não posso jogar todos os jogos, que às vezes têm que me poupar, isso me fez bem. Não joguei contra o Juventude para não me machucar mais grave – explicou o jogador.

A expectativa é de que Calleri comece novamente entre os titulares contra o Flamengo pela 22° rodada do Brasileirão. A partida acontecerá neste sábado (3) às 21h30, no estádio do Morumbis.