Na última quarta-feira (31), o Flamengo conseguiu arrematar o terreno do Gasômetro em leilão. O Rubro-Negro fez o pagamento à vista de R$ 138.195.000,00 pela área onde construirá o estádio, mas esbarra na tentativa da Caixa Econômica Federal de anular a hasta pública.
- Flamengo emite nota oficial sobre terreno do estádio
- Isso foi o que Arrascaeta falou sobre o novo estádio do Flamengo
Em um primeiro momento, a Caixa Econômica tentou impedir a realização do leilão, mas não conseguiu. Agora, a instituição financeira tenta, na justiça, anular o processo alegando “desvio de finalidade”. Conforme a Caixa, a hasta pública foi realizada para supostamente beneficiar o Flamengo, que teria adquirido o terreno por “preço muito inferior ao mercado”.
Além da Caixa Econômica Federal, a Advocacia-Geral da União também tenta suspender o leilão do estádio. As informações foram divulgadas pelo Mundo Rubro Negro.
Veja nota da Caixa
“Conforme noticiado em todos os veículos de imprensa, apenas o Clube de Regatas do Flamengo compareceu ao leilão, acompanhado de políticos vestindo camisetas do referido clube de futebol, torcedores felizes e cantantes. Uma verdadeira festa! Festa essa, infelizmente, realizada em detrimento do patrimônio alheio, no caso, do FIIPM, que tem como único cotista o FGTS. Ou seja, ao fim e ao cabo, uma festa com o patrimônio público de todos os trabalhadores brasileiros”.
Prefeitura se manifesta
Vendo a Caixa Econômica se movimentar na tentativa de anulação do leilão, a Prefeitura do Rio de Janeiro tenta acelerar o processo de posse do terreno do Gasômetro e do termo de promessa de compra e venda ao Flamengo.
A Prefeitura informou que o estado de abandono do terreno justifica a urgência da posse do imóvel pelo Município e, depois, pelo Flamengo, vencedor do leilão.
O estádio do Flamengo
O estádio do Flamengo será construído no Gasômetro, Zona Portuária do Rio de Janeiro, e a ideia da diretoria é um local com capacidade total para 80 mil torcedores. Dentro do número geral, a expectativa é a criação de um setor popular atrás dos gols para 15 mil torcedores.
O terreno tem 88,3 mil metros quadrados e fica ao lado do Terminal Intermodal Gentileza e da Rodoviária Novo Rio. O Clube da Gávea projeta a construção de forma vertical, inspirado no Santiago Bernabéu, do Real Madrid.