A estratégia que aproxima Lamine Yamal de Richard Ríos

Richard Ríos durante o jogo entre Internacional x Palmeiras pelo Brasileirão 2023 no estádio Beira-Rio (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Ambos os jogadores se destacaram pelas seleções

O ano de 2024 foi importante para as seleções, isso porque tivemos as disputas da Copa América, nos Estados Unidos que foi vencida pela Argentina e da Eurocopa, na Alemanha, que a Espanha foi quem venceu. O espanhol Lamine Yamal e o colombiano Richard Ríos, se destacaram nos torneios, e também nas redes sociais.

Yamal foi quem ganhou mais seguidores durante o período da Euro. O jovem de 17 anos ganhou mais de cinco milhões de novos seguidores, chegando a um total de 14,2 milhões. Já Ríos, ganhou aproximadamente mais 1,6 milhão, chegando ao total de 4,6 milhões. A Social Blade é uma plataforma que analisa as redes sociais e assim, chegaram a essas informações.

Especialistas em marketing digital dizem que jogadores que fazem conteúdos além de esportes, tendem a ganhar mais seguidores em suas redes sociais.

“Tudo que o fã do clube quer é uma conexão próxima, e de alguma forma, se o atleta consegue se comunicar bem e é assíduo nas redes sociais, torna-se um grande ativo a ser explorado para ele próprio e para a própria instituição. Internamente, o marketing precisa saber o momento adequado e fazer uma leitura do perfil de fãs do atleta, e assim, fazer a conexão, criar produtos e gerar conteúdo que faça sentido para as duas partes”, comentou Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

“O jogador detém exclusividade do conteúdo que quer expor nas suas redes. A imprensa não tem acesso aos bastidores de vida do jogador, do dia a dia dele. Só ele pode escolher o que mostrar e quando mostrar. É isso que ele deve conseguir explorar mais, e possivelmente, monetizar essas ações simples do dia a dia. É oportunidade com postagens patrocinadas, se tornar embaixador de marcas, conteúdos exclusivos em plataformas, linhas de roupa, entre outros”, completou Wagner Leitzke, que é o líder do marketing digital da End to End, empresa que busca conectar torcedores, marcas e entidades esportivas.

Outro jogador que ganhou bastante seguidores é o atacante Endrick, revelado pelo Palmeiras e que agora é jogador do Real Madrid. O jovem de 18 anos também disputou a Copa América 2024 e hoje soma 11 milhões de seguidores.

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo não fazem uma “disputa” apenas em campo, mas nas redes sociais também. Isso porque, os dois atletas de futebol mais seguidos do mundo inteiro, são os dois. Cristiano soma 634 milhões e Messi tem 504 milhões de seguidores. O jogador brasileiro mais seguido do mundo é Neymar, que soma 223 milhões de pessoas em suas redes sociais.