O dia 31 de julho de 2024 ficou marcado na história do Flamengo como a data em que o clube deu o primeiro passo concreto na construção de seu estádio, garantindo o terreno do Gasômetro. Após o Fla arrematar a área em leilão, o narrador João Guilherme falou sobre a importância do espaço para o Mengo.
- Leilão do estádio do Flamengo pode ser cancelado?
- Isso foi o que Arrascaeta falou sobre o novo estádio do Flamengo
— Sinceramente, eu acho que vai ser espetacular para o Rio de Janeiro o Flamengo ter seu estádio. E vou falar um negócio, o Rio de Janeiro, que é um estado tão importante no Brasil, uma fonte de petróleo e de riqueza, mas que infelizmente, nas últimas décadas, tem perdido muito espaço, o Rio de Janeiro precisa de algo que o levante de novo. E eu acho que esse empreendimento do Flamengo tem esse poder, tem essa capacidade -, disse, em entrevista ao ‘Barbacast’.
— Vai gerar muitos empregos, vai movimentar a economia, vai criar uma zona que será muito valorizada numa localização estratégica na região do Porto, como em Buenos Aires aconteceu, por exemplo, em Puerto Madeiro, que era um lugar inteiramente depreciado e hoje talvez seja o lugar mais valorizado em Buenos Aires. O estádio e o futebol da equipe mais popular do Brasil, que vai trazer ali uma movimentação constante de milhões e milhões de pessoas, numa área estratégica, perto dos aeroportos e em frente à rodoviária. Com o Museu do Amanhã, com várias atrações, empreendimentos que surgiram ali, isso pode impulsionar de novo o estado do Rio de Janeiro. O Flamengo pode ser essa alavanca com seu estádio, então, quem é contra isso, sinceramente, na minha opinião, está colocando o clubismo no meio e não quer que aconteça porque não quer ver o Flamengo melhorar, porque não gosta do Flamengo -, concluiu.
O estádio do Flamengo
O terreno adquirido pelo Flamengo fica no Gasômetro, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O local fica ao lado do Terminal Intermodal Gentileza e da Rodoviária Novo Rio, e tem 88,3 mil metros quadrados. O Rubro-Negro adquiriu o espaço em leilão, por um valor de R$ 138.195.000,00.
A ideia do Flamengo é uma construção projetada de forma vertical, inspirada no Santiago Bernabéu, do Real Madrid. A expectativa é que o estádio tenha capacidade total para 80 mil torcedores.