Eleições no Flamengo: clube confirma novidade importante

Vista aérea da Gávea (Foto: Reprodução/Flamengo.com.br)

A eleição do Flamengo só será realizada em dezembro, mas situação e oposição já se articulam em busca de apoio na campanha e, consequentemente, de votos. Em meio às muitas movimentações nos bastidores, uma importante medida foi adotada para o pleito.

O Flamengo confirmou que as eleições presidenciais deste ano terão uma novidade importante: o uso de urnas eletrônicas. Os equipamentos vão ser fornecidos pelo TRE/RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).

O TRE/RJ vai ceder gratuitamente uma pequena fração das urnas eletrônicas ao Flamengo, as mesmas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano, marcadas para o mês de outubro. Cabe ressaltar, portanto, que o Fla fará uso apenas depois do pleito municipal.

A utilização de urnas eletrônicas vai ocasionar outra mudança no processo eleitoral do Flamengo: a identificação das chapas. Até o último pleito, os candidatos e chapas eram reconhecidos por cores, e desta vez, serão identificados por números.

Outro ponto de importante destaque é diretamente relacionado aos votos. Mesmo com a utilização das urnas eletrônicas, os votos terão comprovante impresso. A informação é do ‘O Globo’.

Eleições e candidatos

O Flamengo já tem três pré-candidatos definidos para as eleições de dezembro. Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico da atual gestão, foi escolhido como sucessor de Rodolfo Landim e é o candidato da situação.

Luiz Eduardo Baptista, o BAP, que antes era aliado de Landim, vem como nome forte da oposição. Bap terá o apoio de importantes nomes da política rubro-negra, e que também já apoiaram a atual gestão, como Rodrigo Tostes, ex-vice-presidente de finanças, e Marcelo Conti, ex-vice-presidente de gabinete do Flamengo.

Ex-VP de Embaixadas e Consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos pediu renúncia do cargo e lançou a pré-candidatura à presidência.

O lançamento oficial das chapas deve ocorrer entre os dias 10 e 30 de setembro, e três categorias de pessoas podem participar das votações, são elas:

  • Grande-Benemérito, Benemérito, Emérito, Remido ou Laureado;
  • Proprietário (com no mínimo dois anos de vida associativa ininterrupta contados da data de admissão até o dia 31 de agosto de 2024)
  • Patrimonial, Contribuinte e Contribuinte Off-Rio (com no mínimo três anos de vida associativa ininterrupta contados da data de admissão até o dia 31 de agosto de 2024).