Ele voltou a jogar pelo Palmeiras após dois meses

Jogadores do Palmeiras durante partida válida pela Copa do Brasil 2024 (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Rômulo luta por espaço no Palmeiras em momento decisivo da temporada

Destaque do Novorizontino no Paulistão e eleito craque do interior e revelação do campeonato, o meia Rômulo, de 22 anos, enfrenta um desafio no Palmeiras: conquistar mais minutos de jogo em uma equipe recheada de talentos e pressionada por desfalques importantes. Após ser contratado por R$ 6,3 milhões e integrar o elenco alviverde, Rômulo ainda busca se firmar na equipe de Abel Ferreira.

O jovem jogador voltou a campo pelo Palmeiras após dois meses afastado por lesão, contribuindo diretamente para o gol de empate de Luighi no 1 a 1 contra o Flamengo, no Maracanã. Foi de Rômulo o cruzamento para Rony, que resultou no rebote aproveitado pelo jovem atacante para marcar seu primeiro gol como profissional. Essa foi a primeira partida de Rômulo desde 2 de junho, quando começou como titular na vitória sobre o Criciúma, pela 7ª rodada do Brasileirão.

Mesmo com boas impressões deixadas nas primeiras partidas pelo Palmeiras e seu desempenho no Paulistão, Rômulo enfrentou dificuldades para encontrar espaço no time. Abel Ferreira já havia afirmado em abril que o meia precisaria se adaptar ao estilo de jogo, à intensidade dos treinos e à pressão de vestir a camisa do Palmeiras, destacando a diferença de realidade entre o Novorizontino e o clube alviverde.

Rômulo durante a partida do Palmeiras em 2024 (Foto: Cesar Greco)

Nos últimos meses, Rômulo enfrentou uma série de contratempos, incluindo uma lesão na coxa direita durante um treino na Academia de Futebol. Após três semanas de recuperação, ele foi relacionado para a partida contra o Atlético-GO em 11 de julho, mas não saiu do banco de reservas. Na sequência, ficou novamente fora da lista de convocados no jogo contra o Vasco.

O auxiliar técnico João Martins, após a eliminação do Palmeiras para o Flamengo na Copa do Brasil, justificou as poucas oportunidades de Rômulo com a forte concorrência no setor ofensivo.

“Só podem jogar 11 e só podem entrar 5, mas nós temos 28 atletas. Ele não tem dificuldade nenhuma, é profissional, trabalha bem, finaliza bem, tem intensidade. Vai ter o tempo dele, precisa ter paciência, calma,” resumiu Martins.

Agora, com o Palmeiras enfrentando uma série de desfalques no ataque, incluindo Felipe Anderson, que sofreu um trauma no olho, e Dudu, que passa por recondicionamento físico, Rômulo enxerga uma oportunidade de se firmar na equipe.