Eduardo Bandeira de Mello pode influenciar na questão do terreno do estádio do Flamengo

Prefeito do Rio pede ajuda ao ex-presidente do Flamengo

O terreno do Gasômetro, na área portuária do Rio de Janeiro, foi adquirido pelo Clube de Regatas do Flamengo por um valor superior a R$ 138 milhões. O terreno era propriedade de um fundo de investimentos administrado pela Caixa e tinha uma avaliação de R$ 250 milhões. Funcionavam armazéns de gás manufaturado neste local, que foi desativado desde 2005.

No entanto, o clube terá que colaborar com o município em vários aspectos visuais. Em uma reunião na manhã desta terça-feira (13), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, solicitou a ajuda dos ex-presidentes do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

O objetivo de Eduardo Paes é construir o estádio para o Flamengo. Segundo informações do portal Coluna do Fla, o prefeito pediu a Bandeira que usasse sua posição de deputado federal para persuadir a diretoria da Caixa Econômica Federal a não interferir no processo de venda do terreno do Gasômetro.

Estádio do Flamengo (Foto: Divulgação)

Além de Eduardo Paes e Eduardo Bandeira de Mello, estiveram presentes na reunião o ex-ministro da Aviação Civil e ex-vice-presidente do BNDES Wagner Bittencourt, executivos do mercado, executivos do BNDES e engenheiros a maioria sócios do Flamengo, como Delair Dumbrosck, Walter Oaquim, Wellington Silva e Maurício Gomes de Mattos.

Na reunião, Eduardo Paes enfatizou a preocupação e a responsabilidade da prefeitura do Rio em relação à construção do estádio. Assim, como isso afeta a área urbana, o prefeito tenta acompanhar todo o processo preliminar. Paes, por outro lado, afirma que não participará da política do Flamengo, cujas eleições acontecerão no final do ano.

— Nada será feito às pressas. Me recuso a fazer de forma assoberbada. Quem já esperou 130 anos espera mais um pouquinho […] Eu tenho dito isso, gente, eu não me meto na política do Vasco e da Portela, muito menos a do Flamengo, que eu não sou maluco […] A minha ideia é, para ajudar na construção do estádio do Flamengo, dar o potencial construtivo da Gávea para o Flamengo. E isso pode significar uma entrada de alguns milhões para o Flamengo. Aí sim, vai ser uma atuação mais direta da prefeitura, usando o patrimônio do município, disse o prefeito.

O estádio do deve estar pronta em 2028 ou 2029. Por outro lado, o Flamengo continua jogando no Maracanã, onde está na frente do consórcio com o Fluminense por mais vinte anos.