O Santos sofreu sua primeira derrota na Vila Viva Sorte pela Série B do Campeonato Brasileiro ao perder por 1 a 0 para o Avaí, no último sábado (17), em jogo válido pela 21ª rodada da competição. Além de perder a invencibilidade no estádio, o Peixe viu sua liderança ser tomada pelo Mirassol, que venceu o Ceará na rodada.
A partida teve um momento importante aos 20 minutos do segundo tempo, quando o árbitro Anderson Daronco, após consulta ao VAR, marcou um pênalti a favor do Santos. O lance aconteceu quando o goleiro Cesar, do Avaí, cometeu uma infração sobre o atacante Otero dentro da área. Apesar da chance clara de igualar o placar, o artilheiro Guilherme desperdiçou a cobrança, frustrando a torcida santista.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro de campo e a equipe do VAR durante a revisão do lance. Confira a transcrição da conversa:
Árbitro Anderson Daronco: Ataque, calma!
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Possível penal ou impedimento também.
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Checando possível penal, aguarde.
AVAR Diogo Carvalho Silva: Daronco, chama o capitão e pede para aguardar um possível penal.
AVAR Diogo Carvalho Silva: O toque, no pé do jogador (Otero) impede.
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Concordo, agora quero ver uma possível posição de impedimento.
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Daronco, sugiro revisão para possível penal. APP está limpo, já foi checado, vou te mostrar o goleiro. Jogador impactado pelo goleiro, tem uma dobra de circulação, o goleiro não toca na bola.
Árbitro Anderson Daronco: Estou aqui agora, me mostra em velocidade normal. Ok, o goleiro não toca na bola. Me dá um outro ângulo. Primeiramente, dá para ver que o corpo do goleiro toca na perna direita do jogador.
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Ok, Daronco. Exatamente isso.
Árbitro Anderson Daronco: O que eu tinha, é que a mão esquerda do goleiro tocava na bola, mas não toca. Dá para ver que o peito do goleiro toca no pé do jogador e acaba desequilibrando ele.
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Perfeito, exatamente isso.
Árbitro Anderson Daronco: Me dá a posição de tática. Não aparece tática para cartão vermelho. Ok, não tem. Volto com a decisão de pênalti, sem cartão, ok.
VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior: Isso aí.
Mesmo com a decisão favorável do VAR, o Santos não conseguiu converter a penalidade em gol. A derrota não só interrompeu a boa fase do Santos na Vila Viva Sorte, como também marcou a primeira vez que o Avaí saiu vitorioso na Baixada Santista contra o Peixe.
Agora, o time comandado por Fábio Carille precisa se recuperar rapidamente para o próximo desafio, que será contra o Guarani, em Campinas, na quarta-feira (21), às 19h. A equipe alvinegra, que caiu para a vice-liderança, busca reencontrar o caminho das vitórias e retomar o topo da tabela.
O futuro de Renato Gaúcho no comando do Grêmio tem gerado debates, especialmente com o…
A decisão mais aguardada pelos torcedores do Cruzeiro está prestes a acontecer. Neste sábado (23),…
Gestão da atual presidente do clube é super vitoriosa; veja mais A gestão de Leila…
A relação entre Flamengo e Gerson parece estar prestes a atingir um novo patamar. Com…
Depois da terceira derrota seguida, a torcida vascaína perdeu a paciência e deixou São Januário…
O Botafogo enfrenta uma sequência decisiva nesta reta final de temporada, buscando consolidar sua posição…