Premier League

VAR vai ser substituído na Premier League

Premier League adota Iphones com IA para substituir VAR

A Premier League, a liga de futebol inglesa, fez um anúncio importante: decidiu trocar sua tecnologia de apoio à arbitragem. O VAR será substituído por um conjunto de iPhones distribuídos pelo campo. Esse novo sistema será implementado em todos os jogos da temporada 2024/2025, com o intuito de fornecer aos árbitros uma ferramenta adicional para auxiliá-los em suas decisões, buscando reduzir as críticas em relação à eficiência do VAR.

Denominado “Dragon”, este sistema foi criado pelas empresas Genius Sports e Second Spectrum. Ele contará com a presença de 28 iPhones 14 e 15, posicionados estrategicamente em diversos locais do campo.

Esses dispositivos móveis serão acomodados em capas impermeáveis e equipados com ventoinhas de resfriamento. Dessa forma, eles poderão gravar vídeos em altas taxas de quadros, possibilitando uma análise mais minuciosa em momentos cruciais da partida.

iPhones 14 e 15 serão usados na Premier League na detecção de impedimento e outros lances polêmicos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Este sistema é capaz de registrar até 100 quadros por segundo, proporcionando uma visão mais detalhada dos eventos. Adicionalmente, ele pode monitorar entre 7.000 e 10.000 pontos de cada jogador, capturando informações como contornos corporais, massa muscular e a estrutura dos ossos.

Os dados obtidos através dos iPhones serão examinados por um sofisticado sistema de Inteligência Artificial, que ajudará a determinar se ocorreu ou não um impedimento. Contudo, a decisão final ficará a cargo dos árbitros que terão acesso a esses resultados.

O “Dragon” não foi projetado para substituir os árbitros humanos. Sua finalidade é servir como uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões, buscando uma maior precisão em relação à realidade dos eventos. A quantidade de informação que esse sistema consegue reunir pode ser útil para a análise de diversos outros aspectos de uma partida de futebol. Embora as possibilidades sejam amplas, por ora, o “Dragon” concentrará seu esforço nos lances de impedimento.

A decisão da Premier League em adotar este sistema poderá abrir uma nova era no apoio à arbitragem. Veremos se os resultados corresponderão às expectativas e se mais ligas profissionais de futebol seguirão este exemplo.

Débora Cordeiro

Recent Posts

Yuri Alberto recebeu 5 ofertas para deixar o Corinthians

Jogador teve propostas de diversas ligas do exterior O atacante Yuri Alberto vem sendo o…

20 minutos ago

A declaração de Ramón Díaz direcionada a Breno Bidon

O Corinthians conseguiu uma vitória maiúscula no jogo de ida das quartas de final da…

38 minutos ago

Megaempresário pode acertar saída do Palmeiras rumo a Europa

Ao que indica o portal de notícias esportivas GOAL, o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez pode deixar…

53 minutos ago

Esse é o valor que o Palmeiras ganhou após o gol de Endrick na Champions League

Atacante foi as redes na estreia da Champions Na última terça-feira (17), Real Madrid e…

1 hora ago

Isso foi o que Tinga falou após a derrota do Fortaleza para o Corinthians

Tinga, jogador do Fortaleza, comentou sobre a atuação da equipe cearense na derrota para o…

2 horas ago

Isso foi que a imprensa espanhola disse sobre a atuação de Endrick na Champions League

A imprensa espanhola reagiu com bastante entusiasmo a atuação do Endrick em sua primeira partida…

2 horas ago