Flamengo tem boas lembranças de enfrentar o Peñarol na Libertadores

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Confira informações sobre o duelo

O Flamengo se prepara para enfrentar o Peñarol, do Uruguai, nas quartas de final da Copa Libertadores da América. A vaga para esta fase foi assegurada após o Mengão se sobressair e eliminar o Bolívar nas oitavas de final. Os jogos da próxima etapa estão agendados para setembro.

Este será o primeiro encontro entre Flamengo e Peñarol em um formato de mata-mata na trajetória da Libertadores. As duas equipes já se cruzaram quatro vezes anteriormente na competição, todas durante a fase de grupos.

Em 1982, enquanto defendia o título, o Mengão se deparou com os uruguaios na fase de grupos, sendo derrotado em ambos os jogos por 1 a 0. Em 2019, novo embate: no Maracanã, o Peñarol levou a melhor novamente, vencendo por 1 a 0, e na partida de volta, o resultado foi um empate sem gols.

Foto: MAURO PIMENTEL / AFP via Getty Images

Além disso, houve um confronto entre as duas equipes na Copa Mercosul em 1999, onde o Flamengo se sagrou campeão, a tarefa do Flamengo diante do Peñarol foi uma daquelas que provoca um certo nervosismo tanto nos torcedores quanto nos jogadores. Enfrentar os uruguaios em Montevidéu sempre foi um desafio complicado, ainda mais em um jogo crucial, com o estádio cheio. Há duas décadas, em dezembro de 1999, o time da Gávea garantiu seu lugar na final da Copa Mercosul em um confronto que terminou em chutes, socos e muita confusão.

Agora eles voltam a se encontrar na Libertadores o primeiro duelo entre as duas equipes está marcado para os dias 17, 18 ou 19 de setembro, no Maracanã. O jogo de volta acontecerá no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, nos dias 24, 25 ou 26 de setembro.

Embora ambos os times tenham terminado em segundo lugar em seus grupos na fase de grupos, o Peñarol fará a segunda partida em casa por ter acumulado 12 pontos em seis jogos, enquanto o Flamengo terminou com 10, também em seis partidas.