Australiano de 21 anos ocupará vaga de Esteban Ocon e se torna o primeiro graduado da Alpine Academy a garantir um assento na Fórmula 1.
Jack Doohan será o novo piloto titular da Alpine na próxima temporada da Fórmula 1. O australiano de 21 anos, que atuava como piloto reserva da equipe francesa, assumirá o lugar deixado por Esteban Ocon, que se transferiu para a Haas. Doohan será um dos dois novatos na F1 em 2025, ao lado de Oliver Bearman, também contratado pela Haas para o próximo ano.
- A incrível história de Felipe Massa com a Richard Mille
- Como a FIA realmente sabe que as equipes de F1 estão de férias?
Durante a temporada, Doohan participou de treinos livres pela Alpine, incluindo o mais recente no Canadá. Sua promoção para a vaga de titular ocorreu em um cenário de poucas opções para a equipe. Entre os pilotos que estavam sem contrato para 2025, nenhum foi cogitado para a Alpine.
Mesmo Carlos Sainz, que foi abordado por Flavio Briatore, consultor executivo da equipe, acabou assinando com a Williams, facilitando o caminho para Doohan.
Jack Doohan se destaca por ser o primeiro piloto da Alpine Academy a conseguir um assento na Fórmula 1. Vice-campeão da Fórmula 3 em 2021, ele conquistou seis vitórias durante seus dois anos na Fórmula 2, demonstrando um talento promissor.
Filho de Mick Doohan, lendário pentacampeão mundial na categoria de 500 cilindradas de motociclismo, Jack optou por seguir uma carreira em quatro rodas. Agora, ele alcança o topo do automobilismo mundial com sua entrada na Fórmula 1.
Sobre sua nova fase, Doohan afirmou: “Há muito trabalho pela frente para estar preparado e pronto, e darei o meu melhor enquanto isso para absorver o máximo de informações e conhecimento. É extremamente gratificante ser o primeiro graduado da Alpine Academy a estar em uma cadeira de corrida com a equipe. Sou extremamente grato àqueles que me apoiaram ao longo do caminho para tornar isso uma realidade. É um momento emocionante, um dia de orgulho para minha família, e estou ansioso para aproveitar tudo isso e me esforçar muito nos bastidores.”