Santos recusa proposta do Botafogo por Jair e reafirma compromisso com a reestruturação
O Santos recusou a proposta do Botafogo pelo zagueiro Jair. Em suas redes sociais, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, divulgou uma nota para comunicar a recusa da proposta e a permanência do Menino da Vila.
- Santos terá três desfalques diante do Amazonas
- A declaração de Carille sobre o próximo jogo do Santos
O mandatário afirmou que seu objetivo é melhorar o desempenho do time e reposicionar o Santos entre as principais potências do futebol, em um ano que o clube enfrenta o momento mais difícil de sua história.
Confira a nota de Marcelo Teixeira:
“Fui eleito democraticamente nas urnas, estou desde janeiro deste ano à frente do Santos FC, conhecia os enormes desafios e reafirmo meu compromisso com o quadro associativo nas prioridades da administração, divulgadas no plano de gestão e, com transparência, expostas com os avanços nas coletivas dos 100 dias e dos 6 meses de gestão.
O ano de 2024 é atípico na rica história do Santos Futebol Clube. Os objetivos já estão sendo alcançados com o apoio de todos, mesmo diante da gravíssima situação que enfrentamos ao assumir, em parte equacionada. A minha filosofia de trabalho, comprovada em gestões anteriores, é de revelar atletas e conquistar títulos. Desta forma, recusei a proposta pelo zagueiro Jair, assim como outras de milhões por atletas deste elenco. Se realmente continuarem insistindo no interesse, que paguem a multa, já que seu contrato foi renovado no mês passado até 2027.
Não há comparativos em nenhum outro campeonato já disputado ao longo dos 112 anos de nossa existência. Estamos atentos ao rendimento da equipe de futebol profissional para corresponder com as expectativas desta temporada, com o objetivo de alcançarmos a próxima meta deste ano de 2024, neste trabalho de reconstrução para recolocar o Santos FC entre as principais potências do futebol nacional e internacional.”
Valores
A equipe carioca fez uma oferta de US$ 12 milhões (R$ 65 milhões) pelo defensor, mas em uma forma de pagamento que não agradou ao clube. O Peixe sequer comunicou os representantes do Menino da Vila sobre a situação e recusou a proposta. O jogador de 19 anos é titular da equipe de Fábio Carille e soma 12 partidas na temporada.
Histórico
Jair sempre foi uma promessa da base, mas, em janeiro do ano passado, sofreu uma lesão de LCA quando atuava pela Copinha. Recuperando-se no profissional, ele fez sua estreia no time principal na reta final da Série A, enquanto o Santos brigava contra o rebaixamento. Neste ano, fez um reforço muscular depois de uma recuperação ‘atropelada’ por conta do momento do clube em 2023.
Reestreou pelo Paulistão, retornou ao Sub-20 a pedido da comissão técnica de Fábio Carille para ganhar minutagem e voltou ao time principal. Desde julho, com a saída de Joaquim, tornou-se titular absoluto na zaga ao lado do experiente Gil. Recentemente, acertou a renovação com o Peixe até o fim de 2027.
Em 2022, o jogador já havia sido destaque no vice-campeonato do Peixe na Copinha, participando dos nove jogos. Pelo Brasileiro Sub-20, participou de seis jogos e foi importante na campanha do título do Paulista Sub-20, atuando em 23 confrontos. Ele chegou a descer para reforçar o Sub-17 em confronto direto pelo Brasileiro e ficou no banco do time principal diante do Fluminense, Coritiba e Botafogo.
Jair já vivia a expectativa de ser utilizado no time principal. Iniciou o ano passado sofrendo uma lesão de ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho direito em um lance sozinho na derrota do Peixe para o Santo André por 3 a 0, no Bruno José Daniel, em duelo válido pela 3ª rodada da primeira fase da Copa São Paulo, no dia 11 de janeiro de 2023.
Recuperando-se no profissional, o zagueiro fez sua estreia no principal na vitória do Santos sobre o Goiás por 1 a 0, na Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 9 de novembro. O clube brigava contra o rebaixamento e via falta de defensores, o que justificou a entrada do garoto no time principal e a recuperação acelerada.
Nesta temporada, reestreou pelo Peixe na vitória sobre a Internacional de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, no dia 9 de março. Depois, entrou diante da Portuguesa nas quartas de final do Paulistão, no fim do empate sem gols, e converteu o pênalti que deu a classificação ao Alvinegro.
No estadual, ficou no banco na semifinal contra o Red Bull Bragantino e nas finais contra o Palmeiras. Na Série B, ficou no banco diante do Amazonas, Guarani, Brusque e América-MG e foi titular contra a Chapecoense, Ceará, Ituano, Vila Nova, Coritiba, CRB e Sport no primeiro turno. Neste returno, foi titular contra Paysandu, Avaí e Guarani.