Grêmio vai demitir Renato Gaúcho?

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Tricolor gaúcho vive um 2024 ruim e sofrido

O Grêmio vive um 2024 muito longe de seus sonhos, afinal o time não chega a resultados positivos e não desempenha bem dentro de campo. Com mais uma eliminação na temporada, a pressão no técnico Renato Gaúcho aumentou e uma possível demissão do treinador foi comentada, mas a diretoria gremista mantém Renato e mostra confiança em seu trabalho.

As eliminações na Copa do Brasil para o Corinthians e na Libertadores para o Fluminense, além de um desempenho ruim no Brasileirão, fazendo com que o time brigue contra o Z-4, fazem pressão no treinador e críticos surgiram neste período. Apesar da diretoria optar pela permanência de Renato, conselheiros e membros da diretoria em áreas fora do departamento de futebol são a favor da demissão do técnico.

O contrato de Renato irá até o fim do ano e a diretoria não deseja uma troca de comando neste momento da temporada, acreditando que ele tem capacidade de tirar o Grêmio da situação que vive no Campeonato Brasileiro. Caso o treinador realmente fique até o fim da temporada, a diretoria irá avaliar se renova com o treinador ou se irá trazer outro nome para a temporada 2025.

A relação entre o técnico Renato Gaúcho e o presidente Alberto Guerra é ótima e os dois são muito próximos, já que a dupla trabalhou junto em 2010, e também nos anos 2018 e 2019, quando Guerra estava em outro cargo. No momento, Renato trabalha com um único foco: conseguir vitórias, para assim subir na tabela e escapar de vez do rebaixamento do Brasileirão.

Apesar das eliminações nas Copas e o desempenho ruim no Brasileirão, o Grêmio começou a temporada 2024 sendo campeão, após conquistar o Campeonato Gaúcho pela sétima vez seguida. Mas, o desempenho do time foi caindo e a dificuldade veio, fazendo com que o time não conseguisse resultados, parando na zona de rebaixamento. O Imortal deixou o Z-4, após algumas vitórias nas últimas rodadas, mas o sinal de alerta ainda está ligado.

No momento, o Grêmio ocupa a 15° colocação do Campeonato Brasileiro com 24 pontos, dois a mais que Vitória e Corinthians, que ocupam a 16° e a 17° posição.