O clube gaúcho avalia adquirir o meia-atacante em definitivo, mas episódios fora de campo levantam dúvidas sobre o investimento
O Grêmio está avaliando a possibilidade de fazer uma proposta formal ao Santos para contratar o meia-atacante Soteldo em definitivo. Apesar do bom desempenho do jogador venezuelano com a camisa tricolor e da aprovação do técnico Renato Portaluppi para sua permanência no elenco, o clube gaúcho adota uma postura cautelosa devido a preocupações com o comportamento extracampo do atleta.
Soteldo, atualmente emprestado pelo Santos até o final de 2024, tem sido peça importante para o Grêmio nesta temporada. Com 28 jogos disputados, cinco gols marcados e quatro assistências, o camisa 7 tem mostrado sua capacidade ofensiva.
No entanto, episódios extracampo ocorridos durante sua passagem pelo futebol brasileiro levantam questionamentos dentro da diretoria gremista sobre o investimento necessário para sua aquisição.
O Grêmio cogita preparar uma proposta de cerca de 5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 27 milhões) para contratar Soteldo em definitivo. Contudo, o temor de que os problemas extracampo possam se repetir no futuro faz com que o clube prefira aguardar um pouco mais antes de formalizar a oferta. A expectativa é que essa decisão seja tomada mais perto do término do contrato de empréstimo, que se encerra em dezembro de 2024.
Do lado do Santos, a diretoria já sinalizou que não pretende contar com Soteldo em seu elenco, especialmente após o rebaixamento do clube em 2023.
Apesar de reconhecerem a qualidade técnica do jogador, os dirigentes acreditam que o ambiente no clube não seria favorável para seu retorno. Caso o Grêmio decida não adquirir o atleta, o Santos buscará um novo destino para o venezuelano.