O Rio de Janeiro será palco de dois jogos de ida das quartas de final da Copa Libertadores, todos no mesmo dia. No dia 18 de setembro, às 19h (horário de Brasília), o Fluminense enfrentará o Atlético-MG no Maracanã. Em seguida, às 21h30, será a vez do Botafogo jogar contra o São Paulo. No dia seguinte, 19 de setembro, o Flamengo terá pela frente o Peñarol (URU), também no Maracanã.
Na segunda-feira (26), a Conmebol divulgou as datas e agendou os confrontos cariocas com apenas duas horas e meia de intervalo entre eles. Para garantir a segurança na cidade, a Polícia Militar organizou um esquema especial.
Em conjunto com o Bepe (Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios), a PM contará com um reforço de mil agentes nas proximidades do Maracanã e do Estádio Nilton Santos, além da escolta das torcidas do Atlético e do São Paulo, que serão visitantes nos jogos de ida. Confira o pronunciamento:
-A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a corporação, através de suas unidades rotineiramente mobilizadas para esta espécie de evento esportivo, possui a expertise de décadas de atuação na segurança nesse tipo de contexto. Uma estratégia de policiamento está sendo traçada, visando a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas, rotinas estas conduzidas historicamente pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), referência nacional em seu universo de atuação. As demais unidades especializadas da corporação que também participam desse trabalho sistematicamente como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e as equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) estarão mobilizadas. Policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM) realizarão o monitoramento aéreo, através de aeronaves tripuladas e Drones, e equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) estarão reforçando a presença policial nas Estações de Trens de e Metrô do Engenho de Dentro, São Cristóvão e Maracanã. Os batalhões das áreas onde serão realizadas as partidas 3° BPM (Méier) e 6° BPM (Tijuca) também contarão com reforço de efetivo e estarão intensificando o policiamento em seus perímetros de atuação. Vale ressaltar que a Cidade do Rio de Janeiro já recebeu partidas de dois grandes times no mesmo dia em inúmeras oportunidades, inclusive sendo uma das poucas do país que realiza clássicos com torcidas igualmente divididas, sempre contando com o amplo esquema de segurança da Polícia Militar para a garantia de eventos seguros para os frequentadores e para a população carioca. Att. Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar Coordenadoria de Comunicação Social (CComSoc), disse a nota.
Esse efetivo é quase duas vezes maior do que o mobilizado para os jogos de ida das oitavas de final da Libertadores no Rio. O confronto entre Botafogo e Palmeiras no Nilton Santos teve a presença de 450 agentes do Bepe, enquanto Flamengo e Bolívar contaram com 650 policiais no Maracanã no dia seguinte.
O jogo de duas equipes na mesma cidade no mesmo dia não costuma ser autorizado pela polícia e pelo Bepe. No ano passado, durante o Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos, o Botafogo foi obrigado a enfrentar o Athletico-PR durante os 45 minutos finais, sem a presença do público, devido ao jogo do Flamengo contra o Vasco no Maracanã. O jogo começou um dia antes. No entanto, uma queda de energia impediu que o conflito continuasse.
Peixe vai negociar o atacante Guilherme O Santos optou por dispensar Fábio Carille e já…
Os atletas do Atlético têm a chance de celebrar um Natal mais alegre neste ano.…
Gabigol vive um momento decisivo em sua trajetória no Flamengo. Após uma temporada marcada por…
Em uma entrevista recente ao canal da Conmebol, o meio-campista do Cruzeiro, Matheus Pereira, fez…
O Palmeiras segue em ritmo acelerado no planejamento para 2025 e está de olho no…
Os torcedores do Flamengo receberam uma ótima notícia nesta sexta-feira (22). No treino realizado no…