O Flamengo é um time conhecido por ser grande formador de jovens jogadores, que muitas vezes chegam a ser integrados na equipe principal. Um dos recentes nomes que parecia ter um futuro promissor era o do zagueiro Otávio.
- Michael, Alcaraz, Alex Sandro e Gonzalo Plata: nem todos vão poder jogar a Libertadores pelo Flamengo
- Flamengo define o futuro de Fabrício Bruno
Otávio era um grande destaque da base do Flamengo, e em 2020, disputou sua primeira – e única – partida pela equipe profissional. Na época, um surto de Covid-19 atingiu quase todo o elenco, e o Rubro-Negro precisou enfrentar o Palmeiras com um time misto, cheio de Crias do Ninho do Urubu.
Um dos titulares era Otávio, que fez dupla de zaga com Natan, outra joia da base. A partida terminou empatada em 1 a 1, e Otávio foi bastante elogiado. A atuação de destaque parecia abrir caminhos para novas oportunidades, mas não foi o que aconteceu.
Otávio foi emprestado ao Sampaio Corrêa para ganhar rodagem, mas também não teve chances por lá, e disputou apenas uma partida. As dificuldades de se firmar e a falta de minutagem fizeram o jogador, em um certo momento, pensar em desistir da carreira. Ao menos, foi o que o zagueiro relatou em entrevista à ESPN.
— Quando fui para o Sampaio Corrêa, vi totalmente a realidade do futebol. Quando cheguei ali eu só tinha jogado no Flamengo, cheguei lá totalmente diferente, cidade diferente. Quando cheguei e fiquei sem jogar, para mim, ali, eu já nem me via mais jogando [profissionalmente]. O contrato com o Flamengo também estava acabando. Só passou pela minha cabeça em parar [com o futebol], não ficar batendo cabeça indo para outros times -, contou.
O apoio para não desistir do futebol veio da família, e principalmente, do pai de Otávio. Foi quando o Famalicão, de Portugal, acertou a contratação do jovem. Por lá, o zagueiro teve oportunidades e, de quebra, sequência o suficiente para voltar a se destacar.
As boas atuações chamaram a atenção de um dos maiores clubes de Portugal, o Porto. Pelo dragões, Otávio vem tendo oportunidades e, inclusive, almeja chegar à Seleção. Além disso, o defensor também não descarta um futuro retorno ao Flamengo.
— Espero fazer uma grande temporada, com bons jogos, e ter oportunidade de chegar na seleção… Sempre cabe mais um capítulo -, disse, ao comentar sobre o Flamengo.