Flamengo e Palmeiras se unem por mudança no futebol brasileiro

Flamengo e Palmeiras têm enfrentado muitas dificuldades em manter um bom nível de desempenho por conta de um grande número de jogadores lesionados na temporada, problema que tem sido relacionado ao calendário apertado do futebol brasileiro.

Com isso, uma alternativa proposta por Flamengo e Palmeiras é a redução do número de jogos dos campeonatos estaduais, que são torneios que, normalmente, abrem a temporada no Brasil. Por exemplo, o Campeonato Carioca de 2024 iniciou no dia 17 de janeiro e terminou no dia 7 de abril, tendo o Flamengo como o campeão desta edição. Já em São Paulo, o Campeonato Paulista começou no dia 20 de janeiro e terminou no dia 7 de abril, com o Palmeiras vencendo o torneio.

Dessa maneira, de acordo com reportagem do “UOL Esporte”, Flamengo e Palmeiras estão defendendo a diminuição do número de jogos dos campeonatos estaduais para os times grandes, mas a sugestão ainda não foi aceita por todos os clubes.

Assim, o São Paulo ainda não quis se posicionar sobre o assunto, mas se mostrou aberto para o debate. O Fluminense disse que é importante esperar o calendário. Já muitos clubes da série B e C foram contra essa alteração, enquanto o Fortaleza foi o único que apoiou a mudança.

A proposta visa reduzir o alto número de lesionados

A redução das datas dos estaduais, provocaria uma folga no calendário apertado do futebol brasileiro, onde as equipes normalmente disputam 4 competições: Estaduais; Brasileirão; Copa do Brasil e Libertadores/Copa Sul-Americana.

Desse jeito, a intensa maratona de jogos tem provocado um alto número de lesões nas equipes. Por exemplo, o Palmeiras teve 10 jogadores lesionados entre os meses de julho e agosto. Por outro lado, o Flamengo também é outro time que sofreu com o alto número de jogadores machucados. Veja:

  • Arrascaeta (Coxa)
  •  Pedro (Coxa)
  •  Gabigol (Coxa)
  •  Everton Cebolinha (Tendão de Aquiles)
  •  Matías Viña (Lesão ligamentar no joelho)
  •  De La Cruz (Coxa)
  •  Michael (Coxa)

Com isso, a medida proposta por Palmeiras e Flamengo visa reduzir o número de jogadores lesionados ao longo da temporada.