Conmebol utiliza declaração de Tite para denunciar o treinador

Foto: Reprodução/FlaTV

O Flamengo eliminou o Bolívar, no dia 22, nas oitavas de final da Libertadores, em La Paz, em uma altitude de mais de 3.600 metros. Por conta das complicações decorrentes da altitude, o técnico Tite acabou sofrendo uma arritmia cardíaca logo após o jogo, mas na chegada ao Rio, teve o quadro de fibrilação atrial revertido por medicamentos, sem a necessidade de procedimento cirúrgico. 

No entanto, os médicos recomendaram ao técnico, 48 horas de repouso, o que acabou tirando o comandante do confronto diante do Bragantino, no último domingo (25), no Maracanã, pelo último jogo do Flamengo no Brasileirão.

Tite alerta sobre os jogos na altitude: “vai dar problema”

Porém, na coletiva de imprensa após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova, na última quarta (28), o técnico Tite fez duras críticas à Conmebol, alertando para os riscos de jogar na altitude:

“Dá para escrever um capitulo de livro. Pelo lado humano, o que cada um passa. Senti do doutor a responsabilidade, os cuidados. O doutor queria saber o porquê e ficava perto o tempo todo (na viagem de volta para o Rio de Janeiro). Meu filho eu pedia para ficar na frente, ele queria ficar atrás, senti o cuidado deles. Tomara que as pessoas deem ouvido à ciência, ela está aí para que a gente possa usufruir dela. Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas traz uma série de problemas muito fortes. Se não derem um intervalo, parar no primeiro tempo e no segundo tempo, vai dar problema. Deu comigo, vai dar mais sério”, afirmou Tite.

Tite é denunciado pela Conmebol

Para Tite, é um absurdo a Conmebol obrigar os times a chegarem um dia antes, visto que todos os médicos sabem que a partir de 6 a 8 horas, alguns sintomas decorrentes da altitude começam a surgir.

Assim, o treinador criticou o fato do clube ter sido multado por ter chegado na hora do jogo, como estratégia para amenizar os efeitos da condição climática extrema. 

De acordo com o site “GE”, nesta quinta (29), após as críticas, o técnico Tite foi denunciado pela Conmebol nos artigos 11.1 e 11.2 nos incisos b) e f) do Código Disciplinar da entidade.